O termo “alto astral” pode soar meio caricato, um pouco forçado – ainda mais quando falamos em vendas, não é mesmo?
Por isso, precisamos falar sobre isso. Sim, precisamos desenvolver um bom humor natural durante o processo de negociação com o cliente, mesmo nos dias mais difíceis.
Mas como fazer isso sem soar forçado? Como atender bem o cliente de forma natural e leve?
No artigo de hoje, vamos conferir:
- O que é o alto astral em vendas?
- Dicas para vender com bom humor, mesmo em dias difíceis:
- Organize o seu ambiente de trabalho;
- Não confunda alto astral com ser inconveniente;
- Tenha o hábito de sorrir mesmo sem querer;
- Tenha um script de vendas contra algumas objeções de compras.
Vamos lá!
O que é o alto astral em vendas?
Primeiramente, vamos definir o significado de “alto astral”. De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo quer dizer “o que é simpático, interessante, estimulante” (HOUAISS, 2019).
Uma pessoa alto astral, portanto, é aquela pessoa agradável, que está de bom humor, que é simpática e estimulante no convívio com outras pessoas.
E quando o assunto é vendas, o significado não muda. Quando você demonstra essas características aos clientes, realmente a situação pode mudar.
Um sorriso agradável, empatia na hora de lidar com as dificuldades dos clientes e uma conversa leve, podem facilitar a jornada do cliente rumo ao fechamento do negócio.
O cliente passa a ter mais confiança em você, já que você demonstra uma autoridade sem austeridade (seriedade extrema), mas de forma leve e tranquila.
Dicas para vender com bom humor, mesmo em dias difíceis
A seguir, confira algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença para desenvolver o alto astral na hora de vender:
Organize o seu ambiente de trabalho
Imagine a cena: você chega para trabalhar e encontra a sua mesa completamente desorganizada.
Computador, pastas, livros, agenda, calculadora, milhares de canetas, copo de água, dezenas de papéis de anotação…Você leva tempo para encontrar o que precisa naquele momento.
Agora imagine você chegando à sua mesa e se deparar com um local organizado e com apenas os itens que você realmente precisa para trabalhar. Sim, meu caro, faz toda a diferença.
Quando o ambiente de trabalho está organizado, isso contribui para melhorar o nosso alto astral, a gastar energia com o que realmente importa e a ter mais produtividade na hora de vender.
Leia também: Como um CRM ajuda você a organizar o processo de vendas.
Não confunda alto astral com ser inconveniente
Ser inconveniente é ser chato – e ninguém gosta de ser atendido por um vendedor assim. Ter bom humor e simpatia é muito diferente de “forçar a barra” para ser agradável.
Eis alguns sinais de um vendedor inconveniente:
- falar muito alto com o cliente;
- fazer de tudo para ser o “engraçadinho”;
- fazer piadas inoportunas;
- constranger o cliente com determinadas perguntas;
- insistir na venda mesmo depois que o cliente falou “não”;
- ser invasivo, demonstrando uma intimidade que não existe;
- falar demais e não ouvir o cliente.
Percebeu como isso é terrível para as vendas? Ser alto astral, portanto, é ser agradável e simpático – e não ser um chato.
Tenha o hábito de sorrir mesmo sem querer
Isso mesmo. Como diz a letra da música composta por Charlie Chaplin, “Sorria, embora seu coração esteja doendo. Sorria, mesmo que ele esteja partindo”, algo acontece dentro de nós – e que se expande para fora de nós –, quando sorrimos mesmo sem querer.
Sorrir reduz o estresse, contagia o seu cliente, libera endorfina, transmite autoconfiança às pessoas…Poderíamos ficar aqui horas falando sobre todos os benefícios de sorrir.
Veja bem: sorrir mesmo sem vontade não significa que você está fingindo para o cliente. Significa uma maturidade de entender que, independentemente das circunstâncias, você precisa estar ali presente, naquele momento, oferecendo tudo de si para o próximo.
Por isso, comece a exercitar o seu melhor sorriso agora mesmo!
Tenha um script de vendas contra algumas objeções de compras
Essa dica também é importante para manter o alto astral durante uma venda: é você se antecipar às objeções de compras dos clientes.
Por exemplo: se o seu cliente disser: “Ah, esse produto é muito caro, não vou comprar“, você identifica que o preço é uma objeção de venda para essa pessoa. O que pode ser feito ou dito para tentar reverter essa situação?
Na prática, faça uma lista com todas as objeções de vendas – tudo o que impede o cliente de comprar o seu produto ou serviço – e vá criando argumentos para tentar reverter a situação.
Exemplos de objeções são:
- cliente sem tempo para ouvir a proposta comercial;
- produto muito caro;
- não identifica a necessidade de ter o produto;
- precisa de tempo para pensar a respeito da proposta;
- não conhece sua empresa e, por isso, não sente confiança em comprar de você;
- o cliente fica em dúvida quanto aos resultados que os produtos ou serviços oferecem.
Por isso, antecipe-se – e não perca o bom humor quando aparecer alguma objeção. Mas lembre-se: também não seja inconveniente, certo?
No próximo post, vamos continuar falando sobre esse assunto.
Dica de leitura: Entenda a diferença entre um vendedor chato e um vendedor persistente
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