Contratar uma agência de marketing digital é essencial para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado e que buscam o crescimento exponencial.
Dados do IBGE mostram que mais de 116 milhões de brasileiros têm acesso à internet, isso significa que boa parte dos consumidores estão presentes no meio digital.
No artigo de hoje vamos conhecer mais dicas para levar em consideração na hora de contratar uma agência de marketing digital. Confira mais detalhes do que você irá aprender:
- O que é uma agência de marketing digital?
- O que agências desse tipo podem oferecer:
- 5 dicas para contratar uma agência de marketing digital:
- Quais vantagens ela oferece para o seu negócio:
- O ano da mudança está próximo!
O que é uma agência de marketing digital?
As agências de marketing digital cresceram rapidamente e foram conquistando um grande campo de atuação, e trabalham a partir de dados extraídos das experiências dos consumidores na internet e buscam suprir as demandas que eles possuem.
Nada mais é do que uma empresa que oferece serviços voltados à divulgação das marcas no universo online, através de determinadas estratégias, como Inbound Marketing, por exemplo.
Seu objetivo é aproximar a marca das pessoas que têm propensão em se tornarem clientes, pois já manifestaram algum tipo de interesse no que a empresa em questão oferece.
Dica de leitura: Marketing digital e o CRM devem andar juntos
Descubra a definição de Inbound Marketing
O Inbound Marketing – como é mais conhecido – ou marketing de atração é uma forma de publicidade online, onde uma empresa pode se promover por meio de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.
Quais são os tipos de agências de marketing digital?
Existem dois tipos diferentes de agências de marketing digital, que são especializadas em diferentes fatores. Veja abaixo a diferença entre elas:
1. Agência full-service
Ela é capaz de atender todas as demandas de marketing digital solicitadas pelo cliente, podendo ser por meio de serviços oferecidos internamente ou terceirizados com parceiros.
Aqui o cliente possui um único ponto de atendimento que proporciona soluções para todas as suas demandas.
2. Agência especialista
Esse tipo de agência escolhe um nicho de mercado e conhecimento para se especializar, tornando-se uma referência no tema em questão.
Quando o cliente opta por esse tipo de contrato, muitas vezes precisa recorrer a outras agências para complementar e suprir suas necessidades.
Quais os tipos de projetos em marketing digital?
Além disso, existem dois tipos diferentes que uma agência de marketing digital pode oferecer para o seu negócio. Confira:
1. Projetos pontuais
São contratos que possuem princípio, meio e fim através de um cronograma e verba pré-estimuladas.
Geralmente são projetos para suprir demandas pontuais e após o encerramento, não existem mais vínculos entre a agência e o cliente.
2. Projetos de longo prazo
Aqui, a agência acompanha a trajetória do cliente ao longo do tempo, garantindo a previsibilidade do negócio e fazendo com que as metas sejam alcançadas.
Entre os serviços que geralmente são oferecidos, estão: gestão de mídias sociais, Inbound Marketing, manutenção de sites e produção de conteúdos.
O que agências desse tipo podem oferecer
As agências de marketing digital podem oferecer diversos recursos para o cliente, através da tecnologia e inteligência. Veja do que elas são capazes:
- Definição do público-alvo, identificando suas necessidades e sua jornada de compra;
- Criação e revisão de conteúdos para a internet;
- Planejamento estratégico;
- Técnicas de SEO (Search Engine Optimization), palavras-chaves e boas práticas relacionadas ao seu negócio;
- Fortalecimento de marca e aumento da autoridade nas redes sociais;
- Qualificação dos visitantes nos canais de comunicação;
- Possibilidade de investir em mídias pagas;
- Conhecimento sobre os investimentos e retornos de cada ferramenta;
- Automatização do marketing;
- Produção de relatórios com indicadores de resultados de todas as ações executadas;
- Muito mais!
Leia mais tarde: Como definir indicadores de desempenho de vendas
5 dicas para contratar uma agência de marketing digital
Para fazer uma escolha assertiva e conseguir bons resultados, separamos algumas dicas para você utilizar na hora de contratar uma agência de marketing digital. Continue lendo e descubra mais:
1. Defina os serviços necessários
Reúna sua equipe de vendas e de marketing para levantar quais pontos precisam ser solucionados, a fim de que, as metas sejam cumpridas.
Então faça um plano de ação e identifique quais itens precisam de terceiros para serem solucionados.
Desse modo, será possível descartar as opções que são incoerentes com a sua necessidade.
2. Avalie a reputação da agência
Antes de contratar uma agência de marketing digital é preciso pesquisar e analisar as opções disponíveis no mercado.
Sua escolha deve se basear em experiências sólidas, portfólio atrativo e recomendações. Ah, isso vale na hora de escolher qualquer fornecedor, viu?
Não se esqueça de considerar também o bom atendimento, pois isso é primordial durante o desenvolvimento das estratégias para evitar crises na comunicação e falta de clareza das informações.
3. Confira os cases de sucesso
Busque cases de sucesso que comprovam toda a experiência da agência selecionada, para que isso embase ainda mais o motivo da sua escolha e te proporcione mais segurança durante essa decisão.
Lembre-se: Feche o negócio apenas quando se sentir totalmente seguro e confortável!
4. Estude as propostas
Tenha cuidado com promessas que não condizem com a realidade, para evitar problemas futuros durante esse trabalho em equipe que vocês estarão desenvolvendo em conjunto.
Analise cuidadosamente as cláusulas contratuais para evitar dores de cabeça no futuro, levando em consideração o tempo mínimo de serviços, multas por rescisão, objetivos e resultados, custos adicionais e outros.
5. Analise os canais de comunicação da agência
Durante as pesquisas para escolher a agência de marketing digital ideal, é válido analisá-la como se ela fosse uma concorrente do seu negócio.
Parece esquisito, né? Mas faz sentido, deixa eu explicar… é preciso analisar e buscar os pontos fortes e fracos de todos os canais de comunicação. Entenda mais:
- Site: Avalie a usabilidade das páginas, a otimização e a responsividade para diferentes tipos de telas;
- Blog: Existem conteúdos com boa qualidade? materiais ricos?
- Redes sociais: Entenda quais os formatos de conteúdo publicados, como se relacionam com os usuários, engajamento e a qualidade da produção.
Afinal, uma agência de marketing digital precisa se preocupar com a imagem que pretende passar na internet, não é mesmo? Caso contrário, é melhor considerar outras opções..
Quais vantagens ela oferece para o seu negócio
Agora que você já entendeu mais a respeito do marketing digital, quais os serviços oferecidos e conhece dicas para contratar uma agência especializada. Confira alguns benefícios que isso pode te proporcionar:
- Maior poder de segmentação;
- Atração de clientes de forma espontânea;
- Informações em tempo real;
- Interatividade com os consumidores;
- Redução de sobrecarga de trabalho em marketing e vendas;
- Orientação a resultados;
- Melhor gestão de orçamentos para campanhas digitais;
- Economia e otimização do tempo;
- Acompanhar as principais tendências digitais;
- Gerar maior visibilidade da marca;
- Segmentar a base de clientes;
- Estratégias escaláveis;
- Aumentar o ROI das ações de marketing;
- Maior vantagem competitiva.
Leitura complementar: O que é ROI? E como calcular?
O ano da mudança está próximo!
Agora é o momento, mais do que nunca, para investir em marketing digital na sua empresa.
Comece o ano de 2023 com a mudança que o seu negócio precisa para alavancar as vendas e aproveitar o mercado.
- Acompanhe as tendências mundiais;
- Tenha mais visibilidade;
- Faça parte dos números de crescimento de vendas online;
- Ganhe mais autoridade no mercado.
Tenha em mente que a melhor opção é aquela que é capaz de suprir as demandas necessárias do seu negócio, combinado? Analise as possibilidades, aplique as dicas para contratar uma agência de marketing digital e boa sorte!