Abraham Maslow – Biografia e Legado

Abraham Harold Maslow, nascido em 1 de abril de 1908 em Nova Iorque, foi um psicólogo norte americano, que ficou conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow ou a Pirâmide de Maslow.

Maslow foi o mais velho de sete irmãos, de uma família de descendentes russos e judeus do Brooklyn, Nova Iorque. Viveu uma infância muito infeliz e miserável, de acordo com ele mesmo e por isso sempre procurou se refugiar em bibliotecas.

Abraham Maslow estudou Direito no City College of New York (CCNY), mas interessou-se pela psicologia, curso que faria posteriormente na Universidade de Wisconsin, local em que também realizou seu mestrado e doutorado.

Maslow estudou diversas correntes da psicologia como a psicanálise, Gestalt e a humanista. Trabalhou em pesquisas sobre sexualidade humana com o psicólogo com E. L. Thorndike na Universidade de Columbia.

Chegou a trabalhar no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics.

Também foi responsável por coordenar o curso de psicologia em Brandeis. Foi responsável pela publicação da Revista de Psicologia Humanista juntamente com Anthony Sutich, pioneiro nos estudos da psicologia transpessoal. Em 1961, Maslow incentivou a criação de uma revista sobre o assunto.

Não restam dúvidas de que Abraham Maslow foi muito importante para o campo da psicologia e por isso, separamos dois tópicos para discutir mais sobre a vida e o legado deste ícone.

  • Abraham Maslow – Biografia
  • Abraham Maslow – Legado

Abraham Maslow – Biografia

Abraham Maslow ficou muito famoso por falar sobre teorias de necessidades humanas, principalmente sobre trabalho em equipe e gestão de pessoas.

A Psicologia está amplamente presente nas relações humanas, o que engloba também o ambiente de trabalho, e por consequência, conhecer Abraham Maslow e sua hierarquia de necessidades é indispensável.

Abraham Maslow foi um importante nome na Psicologia Humanista, foi professor e pesquisador norte americano, vivendo entre 1908 e 1970, além disso, ele atuou em importantes universidades, tais como Columbia, Wisconsin, Brandeis e Brooklyn College.

Maslow realizou importantes estudos em psicanálise, Gestalt, sexualidade, e se tornou um grande observador do comportamento humano.

Suas teorias relacionadas à hierarquia das necessidades, auto realização e experiências de euforia eram focadas em maximizar o bem-estar e ainda alcançar todo o potencial humano.

Assim, tornaram-se temas fundamentais no movimento humanista.

Dica de leitura: Guia prático de Gestão de Equipe de Vendas

Abraham Maslow – Legado

Um dos maiores legados de Abraham Maslow definitivamente foi a teoria das necessidades humanas, a qual ele desenvolveu ainda na graduação.

De acordo com Maslow, cada indivíduo possui uma hierarquia de necessidades que devem ser satisfeitas, indo da fisiologia básica até questões mais abstratas, como amor, autoestima e autorrealização.

Somente depois de atender às nossas necessidades primárias, como se alimentar, dormir e respirar, é possível seguir em busca de satisfação nos âmbitos sociais, emocionais e de realização pessoal.

Abraham Maslow acredita que as pessoas realmente saudáveis são autorealizadas por satisfazerem suas mais altas necessidades psicológicas, abrangendo totalmente seus traços de personalidade.

A seguir, apresentaremos as 5 necessidades listadas por Maslow em sua teoria. Veja:

  1. Fisiológica
  2. Segurança
  3. Social
  4. Autoestima
  5. Realização Pessoal

Essa deve ser a caminhada hierárquica em busca das realizações pessoais e profissionais, sendo preciso primeiro atingir um nível mais básico antes de seguir para o próximo.

Com isso, ele criou a Pirâmide de Maslow, ou Pirâmide das necessidades Humanas, colocando na base o nível mais primário e subindo sucessivamente até o topo.

A seguir explicaremos cada uma dessas necessidades:

· Necessidade fisiológicas:

São as necessidades mais básicas do ser humano, indispensáveis para a sobrevivência, como alimentação, moradia, sono, água e ar.

Precisamos satisfazer todas essas necessidades antes para que o indivíduo, então, siga em busca das próximas fases.

· Necessidade de segurança:

Em segundo lugar na pirâmide, está a segurança nos mais diferentes aspectos da vida.

A pessoa precisa ter estabilidade financeira e familiar, um emprego, segurança física e saúde.

São esses aspectos que influenciam a preservação física e emocional do indivíduo e, uma vez em ordem, permitem que a caminhada em busca da autorrealização continue avançando.

· Necessidades sociais:

A próxima camada da pirâmide é composta por elementos conectados aos relacionamentos interpessoais e necessidades sociais, como pertencimento, amizade, amor e família.

Isso a pessoa encontra ao ter bons amigos em quem confiar e relacionamentos saudáveis com seus pais, irmãos, pares românticos, colegas de trabalho e pessoas com quem compartilha interesses comuns, sejam hobbies ou de estudos.

· Necessidade de estima

O passo seguinte na escalada em busca da autorrealização é atender as necessidades de estima. É aqui que podemos mencionar a aceitação dos outros, o senso de conquista, o respeito e a independência.

São elementos ligados ao ego e ao status, que, quando atingidos, impulsionam a motivação através do reconhecimento e prestígio, por exemplo.

Não estamos necessariamente falando apenas de reconhecimento de terceiros, mas também de autorreconhecimento, da própria pessoa se sentir capaz e orgulhosa, o que leva a autoestima.

· Necessidade de autorrealização

Por fim, mas não menos importante, no topo da Pirâmide de Maslow está a necessidade de autorrealização, a qual é o objetivo do desenvolvimento humano e acontece quando uma pessoa atinge seu potencial como um todo.

Pessoas autorrealizadas são mais alegres, empáticas, generosas e realizadas, além de possuírem mais independência, autoaceitação e espontaneidade.

Segundo Maslow, essas pessoas são sempre guiadas pela metamotivação, em outras palavras, em vez de buscar a satisfação apenas de necessidades básicas, buscam atingir todo o seu potencial.

Agora que já entendemos as ordens de necessidades criadas por Maslow, está na hora de entender os motivos que levaram esse grande psicólogo a criá-las. Confira!

O “pai” da Psicologia Humanista parte do princípio que as pessoas nascem com o desejo de atingir seu potencial máximo, alcançando a autorrealização.

Para isso, é necessário tornar-se uma pessoa e um profissional melhor nas mais variadas esferas da vida, como pais, cônjuges, colegas, filhos, amigos ou esportistas, por exemplo.

E para se tornar a melhor versão de si mesmo, é preciso percorrer o caminho das necessidades humanas de crescimento.

Foi através da pirâmide com a hierarquia das necessidades que Maslow explicou a motivação humana, com foco em experiências positivas, em momentos em que a pessoa está em completa harmonia consigo e com o mundo ao redor.

Ao tirar o foco das deficiências e dos problemas, Maslow buscava identificar os pontos fortes das pessoas.

Ele colocava em segundo plano aspectos negativos e patológicos da existência humana, dando destaque ao potencial e à criatividade do seu humano.

Sua intenção era maximizar o bem-estar e a realização humana por completo, explorando talentos, capacidades e potencialidades.

As descobertas de Abraham Maslow contribuíram para o campo da Psicologia e podem ser aplicadas nos dias atuais.

Afinal, o processo de busca e satisfação das necessidades é contínuo e leva a novos patamares de bem-estar, criatividade e realização.

As teorias de Abraham Maslow focam nos aspectos positivos da natureza humana, que é saudável nos mais variados cenários, incluindo o ambiente de trabalho, fortalecendo as potencialidades de cada profissional e promovendo a saúde mental.

Ao promover a satisfação das necessidades humanas com ambiente de trabalho seguro, estabilidade de emprego, espaço para desenvolvimento, relações saudáveis e reconhecimento, a motivação é impulsionada, levando a melhores resultados.

Dessa forma, percebemos que o legado deixado por Abraham Maslow ainda é fortemente utilizado dentro e fora dos locais de trabalho, visto que precisamos estar constantemente atendendo nossas necessidades.

Você que se interessou por esse gênio da psicologia humana, não deixe de conferir nosso artigo sobre Daniel Goleman, o pai da inteligência emocional!

E-books

Vídeo Bônus – Abraham Maslow – Biografia Resumida

Compartilhe