Como Abordar o Cliente sem ser Chato

Esse é um questionamento muito comum: como abordar o cliente sem ser chato, insistente, repetitivo. Se optamos por uma abordagem mesmo ela tendo falhado em algum momento, isso significa que o vendedor está sendo insistente e chato.

Um bom atendimento é primordial para um vendedor, pois ele determina e conduz o consumidor até a fase final, que é a compra.

É por isso que é importante o vendedor ser muito bem treinado! A forma como esse profissional lida com o cliente na hora de vender o seu produto/serviço, seja online ou presencial, vai impactar nas vendas!

Pensando nisso, neste post você vai aprender como conduzir o processo de compra sem ser um vendedor chato. Aqui, vamos te mostrar a melhor forma para abordar o cliente. Para isso, continue a leitura deste texto!

Ao decorrer do artigo, vamos falar sobre:

  • Dicas de como abordar o cliente sem ser chato;
  • Como a tecnologia pode te ajudar a abordar o cliente;
  • Considerações finais.

Dicas de como abordar o cliente sem ser chato

Seja online, por telefone ou presencial, é importante saber a maneira certa na hora de abordar o cliente. Essa ação fará a diferença na condução da venda, e é crucial para o vendedor conseguir fechar ou não uma compra. Uma boa abordagem contribui em vários fatores para uma marca, até para fidelização de clientes.

Quem nunca passou por situações desagradáveis na hora de comprar um produto? É totalmente desagradável ser abordado por um vendedor insistente, que não nos ouve, não é mesmo?

Para saber como conseguir convencer o cliente que você tem a solução para os problemas dele, sem parecer chato ou forçar a barra, preparamos algumas dicas. Confira!

Leitura complementar: Como Ser um Vendedor Persistente

Saiba o que pode e deve falar ao abordar o cliente

Pode parecer repetitivo e óbvio, mas é importante que sua equipe de vendas saiba exatamente o que falar para os clientes.

Claro que ter um conhecimento técnico sobre os produtos e/ou serviços que a empresa oferece é necessário. Entretanto, saber a maneira certa como abordar o cliente envolve outro tipo de conhecimento.

Coisas básicas como uma boa introdução e apresentação, e logo em seguida uma abordagem que atrai e envolve o cliente.

Algumas dicas de como começar a abordagem:

  • Bom dia/boa tarde e boa noite;
  • Opte por cumprimentos mais autênticos, e fuja dos clichês e padrões.
  • Mantenha o sorriso no rosto e na voz, mostre que é uma pessoa acessível;
  • Personalize a conversa para quebrar a distância e o gelo entre vendedor e cliente;
  • Tente dar um destaque para os pontos positivos dos produtos que estão sendo vendidos.

Saiba o que não falar

Agora que você já sabe o que deve e pode falar, é hora de saber o que deve evitar na conversa com o cliente.

Esse é um passo importante na busca pela venda e fidelização do cliente durante a abordagem, principalmente se é o primeiro contato.

Para não constranger e estragar sua venda, evite:

  • Não minta! É preferível ser sempre sincero, especialmente durante a jornada do consumidor;
  • Não ofereça algo que a empresa não poderá oferecer;
  • Tente não utilizar gírias. A não ser que o seu produto seja extremamente nichado para um público X.

Leia também: Vendedor Chato ou Persistente?

Seja amigável 

A aproximação entre cliente e vendedor costuma ser meio fria, distante. Por isso, quebre o gelo que os separa!

Tente uma abordagem amigável. Não force a venda, pois isso vai mostrar que está desesperado para vender para qualquer um. Mostre que você pode ser amigável e compreensível, que quer ajudá-lo a sanar aquela “dor”, e que entende seu problema e que pode ajudar.

Ao abordar o cliente – seja direto!

Se você trabalha com vendas externas, sabe que geralmente as pessoas não gostam e nem se sentem à vontade recebendo um estranho em sua casa. Por conta disso, recomendamos que você seja direto!

Após perguntar se o cliente tem interesse e confirmar que ele quer conhecer seu produto, vá direto ao ponto!

Mantenha-se educado e atencioso e, caso  não queiram te receber, agradeça e não insista!

Saiba identificar o momento de “agir”

Já citamos neste artigo que é importante improvisar e personalizar a forma de abordagem, atendimento e conversa quando for possível.

Essa técnica, quando bem usada, ajuda a identificar qual o momento certo para agir durante a venda, e acertar em cheio na tomada de decisão do cliente.

Exemplo: sabe quando você nota que o cliente já tem bastante informação sobre seu produto? Então, esse é o momento certo para agir! Você pode, ao invés de repetir as mesmas informações, acrescentar alguma outra que o cliente não saiba. Isso vai ajudar na tomada de decisão do consumidor.

Em alguns casos, o vendedor consegue identificar até mais de um problema. Isso também é um convite para oferecer outras soluções.

Não vendeu de primeira? Garanta um próximo contato!

Se mesmo com as dicas de como abordar o cliente não funcionarem e você não conseguir fechar a venda logo de primeira, então garanta que um próximo contato seja realizado!

Dependendo de como foi sua abordagem, é legal marcar um próximo contato, pode ser uma reunião de vendas, para apresentar, de uma forma mais completa, a sua oferta.

O intuito é que você se comprometa a um próximo passo e, dessa forma, induzir o consumidor a fazer a mesma coisa.

Como a tecnologia pode te ajudar a abordar o cliente

Já pensou acessar de forma ágil e simples informações sobre seus clientes, que podem te ajudar a prosseguir com a conversa na hora de abordar o cliente?

As ferramentas estão disponíveis para usarmos, e ajudam no relacionamento e em cada etapa do funil de vendas.

Um bom software de CRM permite que você concentre muitas informações em um único lugar. São dados que vão desde nome, endereço, até preferências pessoais.

Essa ferramenta também ajuda a acompanhar o fluxo do funil de vendas, e isso é importante para criar novas estratégias para abordar o cliente, além de automatizar esses processos.

Para complementar: Sistema CRM: O que é e para que serve?

Considerações finais

Para conseguir abordar o cliente sem ser chato, é preciso seguir alguns princípios. Neste artigo, reunimos algumas dicas valiosas. Fique a vontade para personalizar e adequar ao que se encaixa ao seu universo! Esperamos que você consiga colocar em prática e realizar muitas vendas.

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Vídeo Bônus – Vendedor Persistente ou Chato?

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