Não adianta falar ao vento: ou seja, para ninguém; ou, ainda, em qualquer outro lugar que se corra o risco de não ser ouvido. Com tantas estratégias de marketing disponíveis, basta se conectar ao local certo, acertar no conteúdo e comemorar as vendas.
No entanto, esse processo, a princípio tido como simples, envolve muita organização e pensamento criativo, útil. Pensando nisso, é inteligente e efetivo, por exemplo, considerar a importância de criar conteúdo de Linkedin para vendedores.
Hoje, falaremos sobre isso.
Neste conteúdo, você lerá sobre:
- Como usar o Linkedin para vendedores;
- Como ampliar sua voz no Linkedin;
- Abordagem de marketing personalizado;
- Company page no Linkedin.
Como vendedores podem usar o Linkedin para vendedores
Uma coisa é certa: você pode até não saber, neste momento, quem são os seus potenciais clientes, mas certamente pode arriscar acertar onde eles estão: na internet. Porém, como a internet é este lugar imenso, é bom delimitar o território. Vamos, neste sentido, mapear o Linkedin como um espaço para você buscar bons negócios.
Até porque, conseguir marcar posição no Linkedin é automaticamente aumentar o contato com profissionais do seu interesse.
Por que identificar clientes no Linkedin?
Antes de explicar o motivo, parece óbvio: porque clientes são clientes e ponto. E é bom que você esteja onde eles estão. Mas só estar não adianta. É preciso ser visto.
O Linkedin já ultrapassou 5 milhões de usuários. E todos estão focados em um único tema: o mercado de trabalho. Não é à toa que ele é considerado a rede de negócios da internet.
Se posicionar no Linkedin para vendedores é, ainda, uma ótima maneira de encontrar potenciais decisores dentro das empresas, conectar-se a potenciais novos clientes e mostrar que você conhece e entende tudo sobre o seu mercado – e dos problemas dos seus clientes.
Em outras palavras, o que queremos dizer é que já foi o tempo em que o Linkedin era considerado apenas uma plataforma de seleção e recrutamento. Hoje ele é uma plataforma de conteúdo altamente eficiente.
Como ampliar sua voz no Linkedin para Vendedores?
Você pode:
- Compartilhar um assunto interessante relacionado à sua área de atuação;
- Criar um conteúdo valioso que auxiliará uma audiência de nicho;
- Resolver alguns dos seus principais problemas profissionais;
- Aumentar o networking;
- Falar para quem interessa e para quem se interessa pelo seu conteúdo.
É assim que você irá se diferenciar da concorrência e demonstrar autoridade. Marcar presença no Linkedin permite que você gere leads tanto por meio da atração (inbound) quanto da prospecção ativa (outbound). É uma chance das boas.
Abordagem de marketing personalizado
E sabe qual a real importância dessa interação? Ela torna mais fácil criar uma abordagem de marketing personalizado, já que é muito mais efetivo falar para um público qualificado.
O produto já não está mais só na vitrine da loja física. O ambiente de vendas atual é online. E quem toma o poder de decisão através da internet foi convencido de que aquele é o melhor produto ou serviço a ser adquirido. E como chegou a esta conclusão? Depois de consumir muito conteúdo relacionado ao que deseja.
Afinal de contas, todos nós somos ou estamos nos tornando nativos digitais. E é por isso que a internet também se tornou uma espécie de fonte número um de pesquisa para nossas compras.
Company page no Linkedin e os embaixadores da marca
Você pode – e deve – ter seu perfil próprio no Linkedin, assim como seus colaboradores também. Quanto mais gente falando do seu produto, melhor. E, além disso, você também pode criar uma página empresarial na rede.
A company page pode ser criada em poucos minutos. E depois dela, você ainda pode estimular que os seus colaboradores associem a company page ao seu perfil. E sabe por que? Porque eles podem e devem ser os embaixadores da sua marca no Linkedin.
Além de aumentar as chances de divulgação, é também uma maneira de humanizar o seu perfil e, por consequência, valorizar o seu conceito. Então, incentive o seu time a participar e a escrever!
Como se comunicar de forma efetiva no Linkedin?
Você pode se comunicar por meio de:
- Vídeos;
- Imagens;
- Links;
- Textos;
- Participação em conversas;
- Anúncios patrocinados.
É fundamental conhecer e dominar as técnicas de Social Selling, utilizar o Sales Navigator para encontrar e se relacionar com leads qualificados.
Não esqueça do potencial de cativar o público com níveis elevados de experiências de compra, reforçadas pelo impacto da produção de conteúdo para o canal.
O mais interessante é que não importa se você vende alfinetes ou aviões, encontrará público segmentado para o seu mercado no Linkedin. E é lá, nesses grupos, que as conversas acontecem.
E pode ter gente falando de você, da sua marca, do seu conceito. E você, com certeza, não vai querer jogar essa conversa fora, certo?
Passo a passo da chegada à venda
Marketing e vendas deram as mãos para não mais soltar. Eles estão cada vez mais integrados. Então, é hora de você se mover neste sentido também. De pegar carona nessa união.
Dicas simples para você se posicionar no Linkedin:
- Crie um perfil sólido;
- Reserve tempo para configurar uma presença efetiva no Linkedin;
- Mantenha constância – no mínimo semanal – nas publicações;
- Aumente ou faça um networking eficiente;
- Use a pesquisa avançada do Linkedin para encontrar leads;
- Procure e encontre os melhores grupos;
- Crie e monitore o seu próprio grupo.
Quando for publicar no Linkedin para Vendedores
Não adianta mais só ter um bom argumento para o seu produto ou serviço. É preciso comprovar esse conteúdo. Melhor ainda se você conseguir se tornar um influenciador digital. No entanto, para isso, é preciso saber como se posicionar.
Lembre-se: no Linkedin os artigos devem ser mais completos e as atualizações mais curtas.
Não esqueça de usar hashtags, palavras-chave e, principalmente, oferecer conteúdo relevante. Para isso é extremamente necessário acompanhar as tendências do seu setor.
O que você deseja é conectar-se com pessoas, expandir sua rede, encontrar novas oportunidades profissionais, compartilhar conteúdo e ampliar sua voz? Descubra como explorar ao máximo todos os recursos que o Linkedin oferece para construir um perfil completo e atrativo.
Continue aprendendo
O Linkedin oferece muitos cursos para aprimorar as estratégias de conteúdo dentro da plataforma. Inclusive, cursos online para negócios!
Já o Linkedin Learning é uma ferramenta que disponibiliza vários cursos gratuitos para aprimorar habilidades profissionais.
Então, está esperando o que? O Linkedin está aí para os vendedores de plantão. Confira ainda mais conteúdos para você ampliar a sua voz no mercado de um jeito simples e eficiente.
Para mais dicas como usar conteúdo a seu favor, visite também o blog da Gummy Conteúdo Digital
*Este blogpost foi escrito por Beatriz Almeida, CMO da Gummy Conteúdo Digital