Coordenador de Vendas: Desafios e Atribuições
Existem muitos desafios e atribuições para um coordenador de vendas, e conhecê-los é um passo muito importante para ter sucesso na carreira. A profissão e ação de coordenar por si só, pode variar de acordo com a empresa e com o profissional que a desempenha.
De um modo geral, o especialista lida com:
- Definição de metas de venda;
- Gerencia equipe e suas cotas mensais;
- Traça estratégias de vendas;
- Monitora o progresso;
- Supervisiona o treinamento de vendas;
- Recruta e demite representantes do setor.
No entanto, a organização pode requerer outras funções e cabe ao profissional se qualificar para elas.
Ao longo deste conteúdo, você descobre quais são as habilidades mais requisitadas do mercado de gestão de marketing e vendas e como se destacar.
Quer entender mais sobre o assunto? Confira o conteúdo que preparamos para você e boa leitura!
Como se encaixar no mercado?
Para você que está em busca de mais visibilidade na sua profissão, é fundamental que tenha certas habilidades.
No entanto, vale pontuar que essas habilidades e conhecimentos devem realmente fazer parte da sua personalidade e capacidade e não devem ser mencionadas somente no momento da entrevista.
A seguir, listamos as principais habilidades que um coordenador de vendas deve ter para obter sucesso na carreira.
1. Habilidade analítica
Um bom gestor está sempre tomando decisões baseando-se em dados. Isso porque, os departamentos das empresas geram informações para que os gestores possam optar pelos melhores caminhos.
No entanto, é crucial que o profissional tenha facilidade em lidar com dados e números, pois somente assim a sua carreira estará garantida.
Um gestor que não tem conhecimento, facilidade para analisar dados e tomar decisões com base nele, tende a levar o setor de vendas ao erro, não conseguindo coordenar e administrar eficientemente.
Portanto, o coordenador de vendas e de gestão de recursos humanos ead tem que ter um perfil analítico e perspicaz.
Outro ponto importante é conhece à fundo como funciona uma Ferramenta de CRM.
O CRM faz a gestão da carteira de clientes e é um grande diferencial na hora da contratação de um novo gestor comercial.
Leitura complementar – O que é o CRM?
2. Facilidade na compreensão de personas
O trabalho do coordenador de vendas é fazer com que o setor atinja os objetivos e metas estipulados. Assim, para isso, é um requisito importante que as estratégias atinjam o público-alvo.
Ter claro esse conceito é fundamental para que se compreenda quais são as motivações de cada pessoa. No entanto, vale pontuar que a persona é definida pela equipe de marketing e não pelo coordenador de vendas.
Se a sua empresa não conta com uma persona definida, talvez seja o momento de você sugerir o desenvolvimento dela, pois – como é aprendido em cursos de gestão de pessoas e liderança ead – assim se entende como atrair o público certo.
Dessa forma, as suas habilidades e a sua carreira tomam outras proporções e, certamente, você acaba se destacando dos demais.
3. Organização e planejamento
Para que um setor tenha bons resultados é fundamental que seus coordenadores sejam organizados. Essa essencialidade não seria diferente para o setor de vendas.
Desta forma, a recomendação é: aposte em tecnologia! Hoje existe uma infinidade de softwares que facilitam a organização tanto de agenda como do setor.
Assim, é mais fácil manter o controle sobre o departamento e diminuir a possibilidade de que imprevistos comprometam as estratégias das equipes.
4. Ter um perfil motivador
Um superior em vendas, tem que ter um perfil motivador, pois entre as suas funções está o engajamento dos seus colaboradores. Esse poder de conversa é relevante para os lucros, como é ensinado no curso de gestão financeira grade curricular.
Ou seja, o coordenador de vendas deve estar atento a todos os departamentos e acompanhar as métricas de produtividade a fim de proporcionar feedbacks e melhorar a cooperação dos colaboradores.
Portanto, o superior deve ter a habilidade de unir a sua equipe, criar um verdadeiro time e claro, proporcionar um ambiente de trabalho saudável.
Lembre-se que um ambiente desagradável faz com que a equipe fique desmotivada e, como consequência, isso irá impactar nos seus resultados.
5. Inovador
Nenhuma empresa se mantém muito tempo no mercado sem inovar. Essa máxima não seria diferente da carreira de coordenador de vendas. Esse papel dentro da gestão de recursos humanos o que estuda a importância de estar atualizado.
Conhecer as tendências do mercado, avaliar quais cabem dentro da empresa e saber aplicá-las, é fundamental para o profissional que está em busca de cargos de liderança.
Para além do inovador, o bom gestor é um bom líder. Esse profissional é capaz não só de engajar os seus colaboradores, mas também consegue transmitir de forma clara, o seu conhecimento.
6. Tranquilidade para lidar com a pressão
A pressão constante faz parte do setor de vendas e, claro, que o líder é aquele que tem que lidar com as cobranças constantes.
Por isso, é fundamental que o gestor tenha a habilidade de se manter calmo e centrado, mesmo diante das demandas e observações da gerência, além das expectativas que são colocadas no setor.
Portanto, é importante também que o coordenador de vendas tenha autoconhecimento.
Neste sentido, podemos dizer que conhecer a si mesmo significa compreender quais são os seus pontos fortes e fracos na gestão de saúde e administração hospitalar, ou qualquer outra área e segmento de trabalho.
Saber equilibrar as suas habilidades é fundamental para elevar a performance e se destacar dos demais profissionais do mercado.
Como conseguir alcançar o sucesso nesta carreira?
A principal maneira de se ter sucesso em qualquer carreira é sempre se manter atualizado e estar disposto a fazer mudanças.
O mercado está em constante evolução e não o acompanhar é um grande erro, do qual pode comprometer a carreira e até mesmo os resultados da empresa.
Portanto, sempre estude o mercado, busque novas tendências e compreenda o que a empresa precisa.
Independente do nicho e do porte do negócio, é fundamental que você, enquanto coordenador de vendas, tenha comprometimento e vontade de crescimento na gestão de pessoas em startups.
Os cargos de liderança não são para qualquer tipo de colaborador, ou seja, é preciso ter as habilidades certas para se tornar um verdadeiro líder de sucesso.
Quais são os principais desafios da profissão
Todos os líderes têm uma infinidade de desafios ao longo da sua carreira e, para facilitar a sua gestão e crescimento na carreira, selecionamos os principais pontos que você precisa saber sobre eles:
1. Saber lidar com a mudança de cargo
Se você era um vendedor e chegou a um cargo de liderança após fazer um curso de empreendedorismo a distância, é normal sofrer no começo, mas se faz necessário encarar a nova carreira rapidamente.
Isso porque, enquanto líder você terá que deixar a sua equipe fazer as suas próprias vendas, sem interferir diretamente.
Portanto não caia na tentação de ajudar! O seu papel é motivar a equipe para que todos entreguem os resultados esperados.
2. Ter controle sob seu tempo
O setor de vendas tem um ritmo mais acelerado que os demais, e isso pode ser um problema caso você não saiba gerenciar o seu próprio tempo.
A solução para esse desafio é traçar um planejamento que permita com que você possa auxiliar a equipe e lide com outras demandas da melhor maneira possível.
Separe, anote e divida as suas demandas e tente cumprir todas as metas estipuladas. Esse pequeno cuidado evita que comprometa os bons resultados dos seus subordinados.
3. Contratar as pessoas qualificadas
Talvez esse seja o maior desafio para um gestor. Isso porque, admitir uma pessoa errada por ter um grande efeito negativo na autoestima da equipe e nos resultados da sua liderança.
Por isso, o ideal é que você tenha um perfil analítico e faça do processo de seleção uma oportunidade para conhecer melhor os candidatos, evitando contratações que podem a vir prejudicar a sua gestão.
4. Engajar, motivar e reter talentos
A contratação é um grande desafio, mas manter uma equipe de vendas motivada exige tempo e muita dedicação do coordenador.
Isso porque, cada indivíduo da equipe é único e se necessário avaliar individualmente cada um deles, pois para um a motivação pode ser um aumento no salário, para outro o mesmo efeito virá do reconhecimento.
Ter o cuidado e um perfil analítico é o que fará com que a sua equipe se mantenha sempre unida e focada nos bons resultados.
Para superar todos os desafios de uma gestão é fundamental que você identifique os problemas e como as suas habilidades podem sanar tais problemas.
Você está pronto para dar um “up” na sua carreira?
Ao longo deste conteúdo, você pôde aprender mais sobre a carreira de coordenador de vendas, sobre suas habilidades e desafios na prática.
Vale pontuar que para cada empresa, um estilo de gestor é requerido e, para isso, é fundamental que se saiba quais são as metas, objetivos e valores da empresa.
Conhecer a fundo o local onde se pretende trabalhar é a melhor maneira de saber como poderá fazer a empresa crescer e, consequentemente, fazer com que você tenha uma carreira de sucesso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.