Mix de Produtos: como aumentar a suas vendas

Mix de Produtos

O grande sonho de todo vendedor é sempre que suas vendas cresçam cada dia mais, entretanto, sabemos que esse fenômeno não acontece do dia para a noite e nem acontece de forma milagrosa.

Por isso, é preciso tomar conhecimento de ferramentas e estratégias oferecidas pelo mundo digital que possibilitam o aumento das vendas, uma dessas estratégias é conhecida como: Mix de Produtos.

Acompanhe a seguir os tópicos separados para te ajudar a entender de uma forma bem fácil tudo que realmente importa sobre mix de produtos!

  • O que é mix de produtos?
  • Qual a importância de definir de forma correta o mix de produtos?
  • Maneiras eficientes de como definir o mix de produtos
  • CRM: o sistema capaz de aumentar a suas vendas!

O que é mix de produtos?

Mix de produtos pode ser entendido como um catálogo de itens que um negócio/comércio tem disponível para oferecer ao seu público consumidor. O momento de escolher o mix de produtos de um mercado se torna uma das etapas mais decisivas para o sucesso do negócio.

É importante para as marcas não limitarem suas ofertas a um único produto, já que adotando essa estratégia elas desistem de explorar todo o potencial de marketing que o todo possui.

Dessa forma, se faz necessário entender sobre o termo “mix de produtos”. Esse termo é amplamente utilizado para indicar a variedade ofertada pela empresa ao mercado consumidor.

Lembre-se, alcançar um nível satisfatório de abrangência é a meta principal das marcas, visto que a partir disso se é possível obter vantagens valiosas no mundo dos negócios.

Leitura complementar: Como vincular a estratégia de marketing e vendas?

Qual a importância de definir de forma correta o mix de produtos?

No momento em que se escuta falar pela primeira vez sobre Mix de Produtos, pode ser que em sua mente a ideia de variedade apareça de forma imediata.

Pois saiba que você não está errado!

É necessário que a seleção dos itens que serão ofertados pela empresa sigam uma série de critérios baseados em estudos estratégicos, pois a finalidade principal de todo esse movimento é manter ao máximo a identidade da marca, além de tornar o seu consumidor fiel.

Confira os motivos que tornam o mix de produtos importante:

  • Conquista de novos mercados: ao adotar um catálogo variado de produtos é possível manter uma boa relação com os seus clientes antigos e ainda começar um novo relacionamento com novos clientes que estão à procura de produtos que você pode oferecer!

Por isso, não deixe de investir em campanhas de marketing digital para uma melhor divulgação dos seus produtos.

  • Vantagens competitivas: como sabemos bem, há uma crescente tendência de mercados com barreiras de entradas menores e por isso, a tendência é que se eleve a competição.

Assim, é preciso oferecer ao consumidor algo além da excelência em um produto. É preciso oferecer uma experiência completa e satisfatória.

Dessa forma, o aumento da variedade de produtos ou serviços oferecidos é primordial.

Para exemplificar o que estamos dizendo, aqui vai um exemplo:

Você já parou para pensar que o conceito de barbearia vem se transformando? Pois é! Hoje muitas barbearias deixaram de oferecer somente corte de cabelo e barba e passaram a oferecer experiências.

A barbearia virou um espaço para o cliente cortar seu cabelo enquanto consome uma bebida e ouve uma música, ao mesmo tempo que desfruta de um ambiente que passou a utilizar sua própria linha de cosméticos com a finalidade de aprimorar e atrair mais clientes com seus diferenciais.

  • Fidelização do consumidor: a gente sabe que manter um consumidor fiel a uma marca é um dos principais desafios encontrados por vendedores, gestores ou proprietários.

É preciso ir além do bom atendimento pessoal, é de vital importância criar vínculos no cotidiano com esse cliente, o qual pode se estabelecer através de um investimento em estratégias para as redes sociais ou e-mails diários, para que o cliente nunca se esqueça de você.

Se a intenção é ser ainda mais eficiente, você pode aumentar a oferta de produtos ou serviços.

Atenção: o que sua marca não oferece, a concorrência pode oferecer atraindo a atenção do seu cliente.

Todo investimento que um cliente faz na sua marca será convertido no futuro em receita para seu negócio alavancar.

Leia também: O CRM garante a fidelidade do cliente?

Maneiras eficientes de como definir o mix de produtos

Agora que você já sabe da importância de um bom Mix de Produtos às atividades da sua empresa, é preciso definir de forma eficiente a cartela de ofertas do seu negócio.

  1. Avaliação do histórico de vendas

Toda empresa que zela pelo futuro de suas atividades possui um registro detalhado do histórico de vendas feitas. É preciso realizar uma análise detalhada desses dados e identificar os padrões.

Veja se existe algum produto que sai menos, confira se a época do ano é um fator que interfere na venda de alguns itens e assim por diante.

Tendo em mãos as suas análises, observe se é preciso remover ou acrescentar algum produto a sua lista. É importante que esse processo seja feito com frequência, com a finalidade de embasar suas decisões.

Não deixe de ler – Como o CRM Aumenta suas Vendas

  1. Atente-se ao que seu concorrente está fazendo

Seus concorrentes querem tanto quanto você vender o máximo possível naquela semana, naquele mês, naquele ano, e para alcançar essa meta eles não vão medir esforços para garantir uma parte significativa no mercado.

Dessa forma, é de grande importância que sua empresa esteja sempre observando o que as outras empresas estão fazendo para alcançar suas metas. Desenvolva um olhar crítico sobre o mercado.

Atente-se às abordagens que estão funcionando para a concorrência, e também as que estão dando errado. Nesse estudo todo você verá que há lacunas de mercado que podem ser preenchidas pela sua marca.

  1. Entenda sua persona

Compreenda as dores e motivações que sua persona possui é essencial. Na maior parte dos casos, esses fatores acabam por indicar o motivo para o sucesso ou fracasso de uma jornada.

Por isso, antes da definição do desenvolvimento de um novo item para seu Mix de produtos, questione-se:

  • O meu público-alvo precisa dessa novidade?
  • As pessoas vão pagar pelo preço que eu defini?
  • Há alternativas melhores no mercado que a minha?
  • O produto em questão tem potencial para se sustentar pelo período desejado?

Após a análise desses questionamentos, será possível tomar decisões coerentes, embasadas em fatos reais e que terão como resultado o aumento de suas vendas!

Dica de leitura – O que é share of wallet?

Você sabia que além de uma boa seleção no seu mix de produtos há outras maneiras de alavancar suas vendas?

É verdade! Você já ouviu falar sobre o sistema CRM? NÃO?

Então vem conferir de perto um pouquinho mais do método capaz de alavancar suas vendas!

CRM de Vendas: o sistema capaz de aumentar suas vendas

Não é mágica e nem manchete sensacionalista, o software CRM é capaz de aumentar suas vendas apenas fazendo uma boa gestão de seus dados!

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que traduzindo significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Basicamente, esse software te ajuda na gestão de clientes, já que através dele você consegue registrar TODAS as informações relacionadas aos seus clientes (e potenciais clientes) e também o trabalho de TODOS os seus vendedores!

É simples assim, mas ao mesmo tempo é capaz de te trazer inúmeros benefícios!

E aí, tem interesse em otimizar ainda mais suas vendas e eliminar de vez os gargalos que te impedem de alavancar nas vendas?

Confira: 10 motivos para contratar o CRM 

E-books

Vídeo bônus: Gestão de clientes ativos

Compartilhe