O que são stakeholders e quais os benefícios que trazem para o meu negócio?
Dentro do mundo dos negócios nos deparamos diariamente com os mais diversos vocabulários, os quais em sua maioria derivam da língua inglesa! O termo Stakeholder não é diferente!
Ao traduzirmos a palavra stakeholder encontramos como definição “parte interessada”, e aí caso você tenha se perguntado: “Parte interessada em que?”
Acompanhe esse artigo que explicamos tudo!
Para te ajudar a entender melhor o que é stakeholder, veja os tópicos que separamos para você:
- O que são stakeholders?
- Como são classificados os stakeholders?
- Quais os benefícios que os stakeholders trazem para o meu negócio?
- Stakeholder X Shareholder, quais as diferenças?
- CRM: o sistema capaz de gerenciar seus stakeholders
O que são stakeholders?
Basicamente, stakeholders são as pessoas e organizações que são impactadas pelas atividades e ações realizadas pelo seu negócio. Eles causam grande impacto nas decisões tomadas pelas empresas.
Partindo para a parte histórica, o termo “stakeholder” nasceu na década de 1980, graças ao filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, o qual definiu que o stakeholder é qualquer pessoa ou instituição que, de algum forma, ou em algum momento teve impacto nas ações tomadas pela empresa.
O que poucos sabem é que stakeholder é uma teoria e não somente um termo, e de acordo com ela, para se alcançar o sucesso, qualquer que seja a empresa necessita da criação de algum tipo de valor (sendo ele financeiro ou não) para diversos interessados: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores, por exemplo.
Perceba que os exemplos citados acima são os principais stakeholders de uma organização, já que quaisquer que sejam as decisões tomadas pela empresa, elas terão por sua vez impactos de menor ou maior grau nessas “partes interessadas”.
Sabendo que grande parte das empresas só visam o lucro, números, prejuízos financeiros e resultados em larga escala, o conceito de stakeholder chegou para mudar essa perspectiva.
Afinal de contas, foi a partir dessa teoria que as empresas passaram a analisar com um olhar mais minucioso em relação aos impactos que são causados, mesmo que de forma indireta, por suas ações.
Assim, se você é paciente de alguma clínica, de forma involuntária, você passa a ser um stakeholder dessa instituição.
Visto que, qualquer que seja a atitude tomada por essa clínica, ela vai gerar algum tipo de impacto, podendo ser ele positivo ou negativo. E, por ter esse interesse, você também se torna um stakeholder importante para essa empresa.
E mais, segundo a teoria de Freeman, para que qualquer organização consiga almejar seus objetivos e metas pré-estabelecidas, é de suma importância a adoção de políticas e ações que busquem atender aos interesses dos stakeholders.
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Como eles são classificados?
É importante saber distinguir os diferentes perfis que existem dentro dos stakeholders, veja só:
- Stakeholders primários: são aqueles que exercem maior influência sobre sua empresa, por exemplo os investidores. Não se esqueça que os clientes, funcionários, fornecedores, concorrentes e proprietários possuem grande influência dentro de qualquer organização, e por isso, são exemplos de stakeholders primários também.
- Stakeholders secundários: são aqueles que exercem menor grau de influência sobre seu empreendimento, já que esses grupos não são determinantes para que sua empresa consiga alcançar metas e objetivos estabelecidos, por exemplo, a imprensa.
É válido ressaltar que cada empresa possui um nível de importância diferente para cada stakeholder, varia de acordo com o tipo de projeto que está sendo executado no momento.
Quais os benefícios que trazem para o meu negócio?
Após apresentar essa série de questões que envolvem as teorias por trás do termo stakeholder, fica mais do que claro que os benefícios trazidos com a boa convivência entre sua empresa e os stakeholders são inúmeros. Observe:
Se sua empresa possui um bom relacionamento com os veículos de comunicação, terá como resultado boas impressões no cenário midiático.
Perceba se sua empresa tem um bom relacionamento com os clientes, terá como resultado a disseminação da sua marca e de seus serviços, aumentando cada vez mais o nome da sua empresa e despertando o interesse de mais e mais clientes.
A empresa possui um bom relacionamento com os fornecedores, eles dificilmente te deixarão sem matérias-primas ou sem seus produtos necessários para fazer com que sua empresa funcione na mais perfeita ordem.
Viu só como a ilustração de alguns exemplos já são capazes de sintetizar a importância de um bom relacionamento com as partes interessadas?
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Stakeholder x Shareholder
São muitos os termos utilizados no mercado corporativo que são originários da língua inglesa, mas além disso, há muitos termos que podem criar confusões nas nossas cabeças, pois a forma como são escritos se assemelham. É o caso de Stakeholder e Shareholder!
Shareholder, traduzindo para o português equivale a acionistas, ou seja, aquele indivíduo que possui uma parte (ação) de uma determinada empresa.
Ainda que sejam palavras bem semelhantes, e ainda um shareholder é considerado um stakeholder, esses dois termos muito utilizados no mundo corporativo se distinguem bastante.
Lembre-se, um shareholder é, portanto, uma das pessoas ou grupos que fazem parte dos stakeholders de uma organização.
O grau de influência que o shareholder tem é muito grande, fazendo com que ele esteja quase sempre entre o grupo dos primários.
Já que, além de investir de forma financeira, o shareholder pode também ganhar ou perder verba, dependendo das ações e estratégias tomadas pela empresa.
Um stakeholder descontente pode trazer prejuízos, sendo eles financeiros ou não, para o seu empreendimento. Um shareholder, com todos os seus recursos e ações é, desta forma, quem tem maior grau de influência desses grupos.
Uma atitude tomada que não vá de encontro com o esperado pelos shareholders pode significar o ganho de menos recursos financeiros, ou não, para a sua empresa, por isso, atente-se!
É por isso que durante muitos anos, gestores e diretores de empresas tomavam suas decisões com base apenas nos interesses dos acionistas.
Felizmente, esse tipo de visão vem mudando e hoje, se é levado em conta um panorama geral de todas as partes que serão impactadas pelas ações tomadas pela empresa.
Leitura complementar: Market share: o que é?
Agora que já conheceu um pouco mais sobre um dos stakeholders mais importantes de uma empresa está na hora de conhecer melhor os outros stakeholders que fazem a diferença para o seu negócio: os vendedores!
Tem interesse em saber mais como motivar seus vendedores para que esse grupo de stakeholders te traga grandes retornos financeiros?
Confere só esse tópico que separamos para você!
CRM Software: o sistema capaz de gerenciar seus stakeholders!
Uma das principais metas dos empreendedores é manter o foco de seus vendedores, visto que, há vários motivos que podem levar ao desvio de metas de vendas – e nem sempre eles são culpa dos colaboradores.
Assim, é preciso dividir em etapas as fases que vão levar o seu vendedor a ter mais foco!
E já te adianto que uma das etapas mais importante para que seu negócio comece a dar certo é a definição de métricas e o acompanhamento de dados para corrigir os gargalos que impedem sua empresa de chegar ao objetivo final: as vendas!
O sistema de CRM é capaz de definir essas métricas, além de tabelar os dados dos seus vendedores e de suas vendas, otimizando e organizando cada vez mais suas estratégias de vendas.
Gostou? Confira então as dicas práticas que separamos para ajudar vendedores a terem mais foco nos resultados!
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