Coordenador Comercial – Você conhece essa profissão?

Coordenador Comercial

Como você chegou até este artigo, é provável que esteja interessado sobre o cargo de coordenador comercial. Vamos tirar as dúvidas mais comuns em relação a sua atuação no mercado?

Independente se já está imerso nessa área e recebeu uma promoção, ou se está pesquisando quais são as formas de se tornar um coordenador comercial, reunimos respostas para as principais dúvidas que você pode ter sobre o assunto.

Neste artigo você irá ver:

  • O que é um coordenador comercial?
  • Quais as funções deste profissional dentro de uma empresa?
  • Com quais setores o coordenador comercial se relaciona dentro do ambiente de trabalho?
  • Média salarial para os profissionais desta área
  • Como se tornar um coordenador comercial?
  • Como se tornar gerente comercial?
  • Coordenador comercial e CRM
  • Dicas para quem atua ou irá atuar na área

O que é um coordenador comercial?

Dentro de uma empresa é um cargo de extrema responsabilidade e importância. O profissional destinado a este posto fica responsável pela divisão de tarefas da área em que atua, além de lidar com o alto fluxo de processos e projetos que veremos a seguir.

Quais as funções deste profissional dentro de uma empresa?

Além de estabelecer e acompanhar o cumprimento das metas pelo seu time de vendas interno, o coordenador comercial também precisa motivar a equipe comercial para que o resultado seja de grande desempenho e sucesso, dentro ou acima das expectativas.

Como mencionamos mais acima neste artigo, são muitos processos e projetos destinados a este cargo, listamos alguns deles:

  1.   Analisar estratégias de vendas
  2.   Identificar tendências mercadológicas
  3.   Acompanhar a concorrência
  4.   Estudar quadros comparativos e projeções
  5.   Elaborar relatórios diários
  6.   Aplicar treinamentos
  7.   Realizar planejamentos
  8.   Prospectar novos clientes
  9.   Destacar a marca no mercado de atuação

Recomendamos uma leitura complementar sobre como avaliar o desempenho da sua equipe de vendas.

Com quais setores o coordenador comercial se relaciona dentro do ambiente de trabalho?

O mais comum é que na rotina diária o coordenador comercial tenha maior contato com vendedores e representantes, exatamente por ter que coordenar, orientar e monitorar os mesmos para o cumprimento das metas estabelecidas.

Entretanto, este profissional também se relaciona diretamente com todas as áreas relacionadas ao comercial e marketing dentro da empresa.

Dica de leitura: Reunião com equipe de vendas.

Média salarial para os profissionais desta área

Atualmente, a média salarial de mercado no Brasil para um coordenador comercial segundo o Glassdoor é de R$4.656,00. Porém, isso varia de acordo com o tamanho da empresa e seus resultados mensais de vendas.

Um coordenador comercial pode iniciar na carreira ganhando R$3.177,00 e chegar até R$7.022,00 ou mais, e ainda complementar a renda com valores extras de comissões mensais.

Como se tornar um coordenador comercial?

A formação mais comum para que o profissional tenha um bom desempenho como coordenador comercial é graduação em administração de empresas ou contabilidade.

Também é fundamental possuir espírito de liderança, determinação, organização, criatividade, boa comunicação, negociação e capacidade de tomar decisões, além de buscar estar sempre atualizado por meio de cursos relacionados.

Uma dica é ter formação em inglês e falar fluentemente, pode ser um bom diferencial para se destacar. Ter experiência comprovada em vendas e cargos administrativos e bom conhecimento em informática também podem ser fatores decisivos na escolha do candidato ao cargo.

Como se tornar gerente comercial?

Se você é novo na área, precisa saber que existe uma hierarquia em empresas de grande porte. Os cargos são divididos da seguinte forma:

  • Vice-presidente comercial
  • Gerente comercial
  • Coordenador comercial
  • Supervisor comercial
  • Vendedor

Em empresas pequenas, é comum só existir o gerente de vendas, sem os demais cargos. Neste caso, todas as responsabilidades são concentradas nele.

Portanto, se você é vendedor e tem ambição de crescer na carreira se destacando e sendo promovido, saiba que o coordenador comercial é uma fase intermediária da carreira, entre a supervisão e a gerência de vendas.

Um supervisor comercial pode levar em média três anos para ser promovido a coordenador comercial, que por sua vez se mantém no posto por volta de mais dois anos antes de se tornar gerente comercial.  Por aqui, você que já é coordenador comercial consegue ter uma base se já está próximo de conseguir sua promoção.

Dica de leitura – Qualidades do Gerente Comercial

Coordenador comercial e CRM

Se você quer ser um excelente coordenador comercial, precisa ter todos os números, dados sobre vendas e performance dos vendedores atualizados. Neste caso, se a empresa utilizar um sistema automatizado como um CRM de Vendas, precisará conhecer e saber operar todas as funções corretamente.

A sigla significa Customer Relationship Management, que traduzido para o português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente. Pode soar complicado, mas este software é um grande aliado na gestão de clientes da empresa, garantindo diversos benefícios para o negócio e controle total das vendas.

Se engana quem acha que é um sistema utilizado apenas por grandes empresas, as de pequeno porte e inclusive startups utilizam CRM para gerenciar e analisar as interações com os clientes, assim como antecipar desejos, necessidades e aumentar as vendas por meio de campanhas de captação de novos leads.

Para saber mais e ficar por dentro de tudo que envolve CRM, leia também: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

Dicas para quem atua ou irá atuar na área

Para finalizar, listamos 3 dicas para colocar em prática se já for coordenador comercial ou se preparar para o cargo.

  1. Saiba lidar com pessoas

Você irá lidar diretamente com elas em sua rotina diária. Pessoas têm dias ruins, sentimentos e precisam de compreensão e cuidado, assim como você. Nenhum processo caminhará bem se as pessoas não estiverem tendo uma boa convivência entre si.

  1. Tenha conhecimento e experiência

Esses dois nunca são demais e garantem sua desenvoltura na empresa, gerando mais confiança e credibilidade que te ajudarão a evoluir dentro da empresa.

  1. Entenda sobre o produto que vende

Busque sempre por mais informação e conhecimento além do que já tem para a melhora e aumento dos resultados. Entender sobre o produto e mercado em que está inserido gera mais credibilidade.

Agora que já sabe tudo sobre o cargo e aprendeu mais sobre como CRM pode auxiliar na rotina de trabalho, é só arregaçar as mangas e colocar tudo em prática.

E-books

Para se aprofundar mais no assunto CRM assista o vídeo abaixo.

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