Vale a Pena Comprar um CRM?

Vale a pena comprar um CRM

Acompanhe este artigo e descubra tudo o que você precisa saber para comprar um CRM de vendas. Tire suas dúvidas!

Para ganharem mais espaço, as marcas têm traçado cada vez mais estratégias de vendas e de relacionamento com seus clientes.

Se antes a preocupação maior estava no produto ou serviço oferecido, hoje o foco está bem mais direcionado a quem vai adquirir essas soluções da empresa.

Portanto, com as empresas mais preocupadas em construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes e garantir que eles tenham a melhor experiência possível, surge o conceito de CRM: Customer Relationship Management.

Neste artigo, vamos abordar esse assunto e te mostrar como esse sistema de gestão de vendas pode contribuir para o aumento de vendas do seu negócio.

Confira o conteúdo:

  • O que é um CRM de vendas?
  • Quais as principais vantagens de um CRM de vendas?
  • Como saber se a sua empresa precisa de um CRM de vendas?
  • Vale a pena comprar um CRM de vendas?
  • Conclusão

O que é um CRM de vendas?

Se você se interessa por Vendas e Marketing Digital, certamente já se deparou com a sigla CRM. Mas você sabe o que ela significa? CRM quer dizer Customer Relationship Management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente.

Muita gente pensa em uma ferramenta de CRM quando ouve falar no assunto, mas a definição vai além. CRM é, na verdade, um conjunto de estratégias e tecnologias que empresas podem usar para gerenciar e analisar as interações que têm com seus clientes.

A ideia é colocar os consumidores no centro, voltando-se para as necessidades deles.

Na ferramenta de CRM, que ajuda a operacionalizar a estratégia da qual falamos acima, é possível guardar informações de clientes atuais e em potencial. Por isso, sim, vale a pena comprar um CRM.

Isso inclui dados como nome, endereço, telefone, dentre outros, assim como as interações que a pessoa teve com a empresa: as vezes em que visitou o site, os e-mails que abriu, as ligações atendidas.

No CRM, o cliente é colocado no centro de todas as estratégias, inclusive as de venda. Basicamente, a intenção é coletar e gerenciar dados relevantes sobre clientes, antecipar suas necessidades, oferecer soluções personalizadas e aumentar as conversões.

Quais as principais vantagens de um CRM de vendas?

Abaixo, montamos uma lista com as 9 principais vantagens que um software CRM pode oferecer ao seu negócio, acompanhe:

  1. Melhoria na gestão e análise das interações com clientes;
  2. Possibilidade de personalização de campanhas, abordagens e argumentação de vendas;
  3. Fluidez na condução dos leads pelo funil de vendas;
  4. Aumento na captação de novos clientes;
  5. Integração entre os colaboradores;
  6. Automatização de tarefas repetitivas e de pouco valor;
  7. Centralização de dados relevantes;
  8. Obtenção de insights valiosos;
  9. Simplificação de processos.

Como saber se a sua empresa precisa de comprar um CRM de vendas?

Agora que você já sabe o que é CRM de vendas, deve estar se perguntando: será mesmo que a minha empresa precisa de um software CRM?

Bem, uma plataforma de CRM é indicada para empresas de qualquer porte e que desejam fidelizar seus clientes para se manterem no mercado.

Um aspecto que pode justificar comprar um CRM reside no fato de que dificilmente uma empresa consegue gerenciar todos os seus contatos e interações manualmente. E, quando consegue, acaba deixando de lado outras tarefas mais importantes.

O CRM de vendas também pode ser muito útil para empresas que:

  • Desejam se aproximar de seus clientes;
  • Estão crescendo e aumentando o número de clientes;
  • Estão com uma churn rate muito alta e querem reverter essa situação;
  • Querem promover a integração entre as equipes de marketing, vendas e atendimento;
  • Precisam acessar as informações sobre os clientes e leads em qualquer lugar e com agilidade;
  • Sentem a necessidade de fazer um follow up mais eficaz;
  • Querem se livrar de planilhas e anotações intermináveis.

Vale a Pena Comprar um CRM de vendas?

CRM é diferente do ERP. Saiba a diferença ao ler esse artigo – CRM X ERP: qual a diferença?

Veja abaixo alguns motivos para comprar um CRM:

1. Te ajuda a conhecer seu cliente e sua própria equipe

Como falamos, CRM significa gerenciamento do relacionamento com o cliente. Para ter um relacionamento, é preciso conhecer alguém, seus gostos e suas preferências. Em vendas isso não é diferente.

O que seu atual modelo de gestão fala sobre seu cliente? Apenas nome, telefone e endereço? Como isso vai te ajudar a se aproximar e conseguir fechar negócio?

É preciso ir além se quiser ganhar a confiança do cliente! Saber detalhes relevantes sobre ele não é mais um extra para ser bom vendedor, é fundamental para empresas que querem escalar seus resultados.

Na plataforma de CRM, existe sempre o espaço para anotações, onde o usuário registra todos os comentários que foram feitos durante os atendimentos, juntamente com tudo o que tiver relevância para o processo de vendas.

Isso faz com que você consiga fazer uma análise muito mais completa e, assim, oferecer o que o cliente realmente precisa! Fica mais fácil desenhar propostas comerciais, considerar descontos e até fazer ofertas de cross e up selling.

E tem mais! Como líder de gestão, você pode visualizar a produtividade da sua equipe, analisando:

  • Volume de atividades e tarefas realizadas por cada vendedor(a);
  • Status de tarefas e quantidade de tarefas atrasadas;
  • Tempo de primeiro contato e oportunidades sem contato por muito tempo.

Como os dados estão reunidos em um só lugar, líderes têm uma visão ampla e integrada da empresa. É uma vantagem que permite tomar decisões embasadas e inteligentes, levando em conta as diversas áreas. Mais um motivo para comprar um CRM.

2. Facilita a fidelização de clientes

Talvez esse seja um dos principais pontos que levam uma equipe a procurar um sistema de CRM. Hoje, fidelizar um cliente é tão importante ou até mais do que conquistar novos.

Se alguém comprou de você, é preciso conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base – e o software de CRM ajuda muito nessa tarefa.

Com as informações que cadastrou, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e acertar o timing de fazer contato e uma oferta, além de oferecer um atendimento extremamente personalizado.

3. Permite maior produtividade e escalabilidade

O ganho de produtividade é outra grande vantagem de usar uma ferramenta CRM. Além da organização e automatização de algumas tarefas, o software oferece relatórios sobre cada um dos clientes, tornando os processos mais eficientes e melhorando a produtividade.

Além disso, a maioria dos sistemas de CRM opera no modelo de Software as a Service, o famoso SaaS, em que você paga por aquilo que utiliza, seja por funcionalidade, número de usuários ou planos menos ou mais avançados, isso facilita comprar um CRM, pois o investimento é bem acessível.

Conforme a sua empresa cresce e os processos se tornam mais complexos, você pode optar por uma versão mais robusta do software, sem que isso onere os seus custos desde o começo.

4. Aumenta seus resultados em receita

Ter organização e um histórico, conhecer os clientes, fidelizá-los, ganhar produtividade e escalabilidade… tudo isso se reflete, no fim das contas, no que é um objetivo de toda empresa: vender e faturar mais.

Por isso, uma boa estratégia do software de CRM, focada em satisfazer e fidelizar consumidores, acaba aumentando as vendas individuais, o ticket médio dos clientes e a retenção deles, além de reduzir custos de aquisição e ciclo de vendas!

5. Permite aprender com as perdas

Saber as razões pelas quais os negócios não foram fechados é o primeiro passo para aumentar o volume de vendas.

Conhecer quais são os pontos fracos do seu produto ou serviço, onde a argumentação do time de vendas está falhando e em quais aspectos a concorrência sai na frente é essencial para você remodelar a oferta e retomar a dianteira no mercado.

Sem uma ferramenta de CRM, esses motivos muitas vezes não são registrados, deixando a empresa — e as vendas — reféns da falta de informação. Ao contrário, estudar a fundo e agir sobre essas razões tende a alavancar o fechamento de negócios.

Conclusão

O CRM facilita o gerenciamento de Leads e oportunidades de vendas pela sua empresa em um único local, mas é importante lembrar que não se trata apenas de uma ferramenta: o CRM deve fazer parte da metodologia de vendas usada pelo seu time.

Afinal, existem vários tipos de clientes e entender esses perfis faz parte desse processo. Pensando nisso e para te ajudar a entender melhor esse cenário, elaboramos o artigo:

Quais os tipos de clientes mais comuns?

Aproveite e confira agora mesmo!

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