5 Dicas para o seu Marketing Pessoal
Tempos atrás, quando ouvia-se dizer que “o sujeito está fazendo marketing pessoal”, muita gente via essa atitude como algo negativo. Você se lembra disso?
Pois bem. Em plena era pós-digital, a qual estamos vivenciando nesta segunda metade do século 21, o marketing tornou-se não apenas algo positivo, mas extremamente necessário para quem almeja crescer seu negócio.
No entanto, é claro que precisamos conhecer as melhores práticas. Afinal, os consumidores estão cada vez mais atentos aos valores que as empresas transmitem – e as pessoas por trás delas.
Por isso, neste artigo você vai conhecer:
- O que é marketing pessoal?
- Por que investir em marketing pessoal?
- Como colocar o marketing pessoal em prática? Confira 5 dicas.
Vamos lá!
O que é marketing pessoal?
Marketing pessoal – ou personal branding, em inglês – é o conjunto de estratégias de construção de uma imagem positiva sobre um indivíduo.
E é justamente essa construção que deixa muita gente em dúvida: o verdadeiro marketing pessoal não é uma estratégia de construção de imagem baseada em uma mentira, sobre a exaltação de qualidades e características que a pessoa não tem.
No marketing pessoal verdadeiro, o trabalho é fazer com que o público consiga observar que uma pessoa tem autoridade em seu nicho de atuação. Isso não ajuda apenas a aumentar sua persuasão em vendas, mas também a valorizar a imagem da própria empresa.
Por que investir em marketing pessoal?
Porque pessoas se conectam com pessoas.
Por mais que haja uma marca por trás, que haja uma rede social, um site e uma série de canais, as pessoas continuam se identificando com pessoas.
É justamente a impressão pessoal que ajuda na humanização dos negócios.
Mais alguns benefícios dessa estratégia:
- Construção de autoridade: quando o público tem uma percepção de valor em relação a você, ele passa a te enxergar como uma autoridade no assunto, o que gera credibilidade.
- Diminuição do ciclo de vendas: quando você já tem a confiança do público-alvo, o tempo que leva para fechar negócio é menor.
- Atração de mais clientes: clientes satisfeitos com o seu negócio chamam mais clientes, aumentando a sua carteira e reduzindo os custos com aquisição de novos clientes.
- Desenvolvimento profissional: se você trabalha em uma empresa, construir o seu marketing pessoal também te fortalece no ambiente profissional, o que pode aumentar as chances de promoção.
Como colocar o marketing pessoal em prática?
Bom, agora que entendemos a importância do marketing pessoal, vamos às dicas práticas? Separamos 5 delas:
1. Tenha uma presença digital
As pessoas procuram por produtos, serviços e por outras pessoas na internet. Por isso, se você quer fortalecer o seu marketing pessoal, precisa estar onde o seu público-alvo está.
Nas redes sociais, por exemplo, seja ativo, publique conteúdos de forma periódica e incentive a participação dos seus seguidores nos assuntos. Esteja presente, interaja, responda a dúvidas, comentários, mensagens no inbox.
O LinkedIn é uma ferramenta fanstástica para isso!
Isso realmente fortalece a sua autoridade.
Não deixe de ler: Marketing Digital e o CRM devem andar juntos!
2. Faça networking
Fazer contatos profissionais é uma estratégia antiga, mas continua sendo eficiente no marketing pessoal.
Para isso, participe de grupos nas redes sociais, marque presença em eventos presenciais e esteja sempre pronto para falar sobre o seu negócio sempre que houver uma oportunidade.
3. Crie a sua identidade pessoal
Sabe aquela cereja do bolo que faz as pessoas identificarem você? Seja num tom de voz, na maneira como se comunica, em como escreve.
Encontre o seu diferencial que o torna diferente das outras pessoas.
E, junto a isso, não deixe de também investir em uma boa identidade visual para a sua marca pessoal. Um logotipo, a qualidade das fotos, as cores, as imagens que utiliza em suas mídias… Tudo precisa “conversar entre si”.
E, acima de tudo: não perca a naturalidade. Não force algo que você não tem. Quanto mais natural você for, mais as pessoas se sentirão identificadas. A personalidade fala muito alto no marketing pessoal.
4. Esteja sempre atualizado
Quem tem autoridade em determinados assuntos, está sempre atualizado para o seu público. Ele passa a ser uma espécie de porta-voz das novidades, tendências e inovações – e oferece produtos e serviços que agregam mais valor aos consumidores.
Por isso, faz parte do marketing pessoal a busca constante pela atualização em vendas e especialização em temas específicos.
Quanto mais atualizado você está, mais as pessoas verão você como alguém de confiança.
5. Engaje a sua equipe de trabalho
Você já parou para pensar que os empreendedores que se destacam são aqueles que nunca dizem estarem sozinhos? Eles estão sempre incluindo seus colaboradores, estão sempre gratos e fazem questão de dizerem isso.
A dica é engajar. Você pode trabalhar o seu marketing, mas sendo natural e não ofuscando ninguém. Se você faz parte de uma equipe, os resultados foram conquistados pela equipe. Então, encontre meios para motivá-la sempre.
Gostou das dicas de marketing pessoal? Esse é um trabalho contínuo, mas que traz bons resultados ao longo do tempo. Vale a pena o investimento.
No próximo post, vamos falar sobre um assunto importante para quem quer vender mais: entenda sobre a jornada do cliente, para conhecê-lo melhor.