O que é ROI? E como calcular?
Sempre que ouvimos falar em temas ligados ao empreendedorismo, vendas e negócios, lá estão as três letras: ROI.
O Retorno Sobre o Investimento parece algo distante, mais voltado para quem trabalha no departamento financeiro, não é mesmo?
Mas o fato é que entender o que realmente significa pode ser a chave para que você tenha um negócio com mais chances de crescimento. Isso mesmo: saber o que é e como calcular o ROI pode te ajudar a se planejar muito melhor e a aperfeiçoar os detalhes pelo caminho.
Por isso, separe alguns minutos para entender neste artigo:
- O que é ROI?
- Por que é importante saber o que é ROI?
- Como calcular?
Vamos lá!
O que é ROI?
Vamos começar pelo conceito básico: ROI é a sigla de Return On Investment, traduzido como Retorno Sobre o Investimento.
É um indicador numérico, dado em percentual, que sinaliza o quanto você teve de retorno quando fez um determinado investimento. Ou seja: você fica sabendo se realmente teve lucro ou se teve prejuízo em determinada ação.
Por exemplo: vamos supor que você está vendendo um novo produto e quer saber se ele realmente tem dado lucro ou prejuízo. Nesse caso, o ROI é o cálculo ideal, pois você calcula o percentual de retorno com base nos recursos investidos na venda do produto.
Também serve para todos os departamentos da empresa e todas as ações ou campanhas. Exemplos de ROI:
- campanha de marketing;
- treinamento de treinamento de vendas;
- compra de novas ferramentas;
- retenção de clientes.
Portanto, tudo o que envolve custos e se espera um retorno para a empresa, pode entrar no cálculo do ROI.
Dica de leitura: O que fazer com um equipe de vendas ineficiente?
Por que é importante saber o que é ROI?
Ele indica o percentual de retorno que um investimento teve, então ele é importante por vários motivos.
Em primeiro lugar, a empresa passa a identificar melhor quais são os investimentos que valem a pena (por trazerem retorno) e quais não estão valendo a pena e que precisam ser repensados.
Afinal, se uma determinada campanha de marketing não teve o retorno financeiro esperado nas vendas de um produto, então algo precisa ser feito.
Isso nos mostra a segunda importância deste indicador: facilitar a tomada de decisão.
Uma decisão baseada em dados concretos, em números, é mais assertiva do que um achismo, certo?
Se uma determinada ação não teve retorno, ou não teve o retorno esperado, decisões precisam ser tomadas – e são os números do ROI que ajudam a identificar isso. Por exemplo:
- Será que o custo do produto está muito alto, o que afetou o lucro líquido? Será que posso negociar com o fornecedor?
- Será que poderíamos ter investido em outras mídias para a campanha de marketing ter um retorno melhor?
Outra importância: você consegue planejar melhor as suas metas, já que pode se basear nos resultados anteriores e nas ações que deram certo. Além disso, também consegue prever melhor o tempo que levou para que o investimento retornasse.
A última importância é que esse cálculo é estratégico para o crescimento da empresa. Caso você esteja em busca de investidores para o seu negócio, eles avaliarão esse indicador em sua empresa – afinal, eles precisam calcular se o retorno que farão valerá a pena.
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Como calcular?
O cálculo é muito simples:
ROI = [(Ganho obtido – Valor do investimento inicial) / Valor do investimento inicial] x 100
Vamos supor que você queira calcular o retorno que o lançamento de um produto teve.
Foi realizado um investimento de R$ 15 mil em campanhas de marketing e, no final da campanha, houve um ganho de R$ 150 mil em vendas.
ROI = [(R$ 150.000,00 – R$ 15.000,00) / R$ 15.000,00] x 100
= [135.000,00 / 15.000,00] x 100
= 9 x 100
= 900%
Neste exemplo, o ROI foi positivo, já que gerou um retorno 9 vezes maior do que o valor do investimento inicial. No final da campanha de marketing, a empresa teve um retorno de 900%.
É importante lembrar que nem sempre o retorno será positivo e, nesse caso, cabe à empresa avaliar o que houve de errado e aparar as arestas para os próximos investimentos.
De toda forma, o ROI é um indicativo que dá um norte importante para os negócios, não é mesmo?
No próximo post, vamos aprender sobre outro indicativo que a sua empresa precisa levar em consideração: o Churn. Entenda o que é Churn, como calculá-lo e como evitá-lo.
Bônus: No vídeo abaixo, confira outras 10 metas e indicadores de desempenho para a sua empresa avaliar: