Frases de Motivação Funcionam em Vendas?

Frases de Motivação Funcionam em Vendas

Ao pensarmos em trabalhos psicológicos, será que as frases de motivação funcionam em vendas?

Manter o time comercial engajado é um desafio que gestores têm no cotidiano empresarial. Quanto mais essas pessoas se sentem animadas e focadas em um objetivo, maiores as chances de transformar isso em resultados para o negócio.

Esse é um questionamento que muitos gestores têm quando pensam como suas equipes de vendas podem render mais se estiverem motivadas. As frases são impactantes e podem envolver as pessoas, mas sozinhas, talvez elas não surtem tanto efeito.

Sendo assim, qual é então o segredo de ter um time comercial sempre para o trabalho?

Neste conteúdo vamos debater mais sobre o assunto e sugerir algumas frases que, dentro do contexto certo, podem ajudar pessoas a se sentirem prontas para o trabalho. O post abordará os seguintes tópicos:

  • Afinal, frases de motivação funcionam para times de vendas?
  • Quais frases podem ser usadas estrategicamente?

Continue a leitura e confira!

Afinal, frases de motivação funcionam para times de vendas?

Pensar em vendas nunca pode ser algo baseado somente em “tapinha nas costas” e incentivo verbal, esperando que isso funcione. Isso é parte do papel do gestor, mas um time comercial sério e que visa grandes resultados não pode apostar somente nisso.

Da mesma forma, as frases motivacionais podem surtir grandes efeitos, desde que tenham um fundo estratégico comercial por trás delas. O ensinamento é o que vai gerar a reflexão no vendedor e mostrar a ele o caminho técnico para que ele consiga gerar suas vendas. Qualquer coisa fora disso é perda de tempo e pode gerar o efeito contrário.

Precisamos analisar a perspectiva do vendedor. Ele, por natureza, tem grande interesse nas vendas e o motivo principal é a comissão de vendas. Se ele vende em bons números, consegue faturar alto nas comissões. Portanto, ele não tem tempo para ouvir nada que não seja realmente enriquecedor diante do contexto comercial que ele encara todos os dias.

Gestores podem e até mesmo devem usar essas frases, desde que elas sejam acompanhadas de um ensinamento, conceito e exemplos que mostrem situações que eles vivenciam no cotidiano. Só assim é possível gerar o entendimento necessário no vendedor, garantindo que aquela frase gere a motivação pretendida nele.

Quais frases podem ser usadas estrategicamente?

Há ótimas frases de motivação que podem ser utilizadas para fazerem seu time comercial refletir sobre conceitos essenciais para gerenciar relacionamento com o cliente e vendas. Separamos algumas delas e explicamos de que maneiras podem gerar reflexão e motivação para as pessoas do seu time!

“Você nunca encontrará tempo para nada. Se você quer tempo, você deve criá-lo.”– Charles Robert Buxton

Seu time comercial reclama sobre pouco tempo para muitas demandas, sobretudo nas negociações e abordagens? Essa é uma questão recorrente, mas que muitas vezes acontece por um motivo específico: a falta do uso de ferramentas adequadas.

Um sistema CRM é essencial para tornar a rotina mais dinâmica, mas ainda assim muitos vendedores abrem mão de usá-los, apegados a métodos ultrapassados.

Esta frase é essencial para fazê-los entender que o CRM de vendas é o recurso que têm em mãos para automatizar tarefas e, desse modo, gerar mais tempo para suas tarefas comerciais.

“Se você não cuidar do seu cliente, o seu concorrente irá.” – Bob Hooey

Relacionamento é prioridade em qualquer time de vendas. Nem sempre os vendedores conseguem enxergar o impacto de um trabalho de aproximação e cuidados com as necessidades e desejos do cliente. O problema é que, se seu time comercial não faz isso, o do seu concorrente certamente fará.

O consumidor precisa muito mais do que bons preços. Ele quer bom atendimento ao cliente, deseja receber ofertas mais personalizadas e quer ser ouvido quanto às suas demandas. Se você investe nele e cuida, gera mais vendas e fideliza. Use esta frase para engajar seu time de vendas com o trabalho de relacionamento.

“Se você escutar mais, vai vender mais” – Jeffrey Gitomer

Ainda falando sobre relacionamento, parte importante desse trabalho é a captação das percepções do cliente em relação ao que ele entende sobre relação comercial. Isso significa entender o que ele deseja em diversos pontos, como atendimento, datas de pedidos, produtos que resolvem suas necessidades, entre outros pontos.

Portanto, quanto mais seu time de vendas “escuta”, ou seja, se atenta às necessidades do cliente, mas ele está pronto para prestar um serviço adequado e satisfatório. Consequentemente, mais vendas podem ser geradas nessa relação.

“Falta de direção, não falta de tempo, é o problema. Todo mundo tem dias de 24 horas.” – Zig Ziglar

Objetivos estratégicos garantem que empresas consigam conquistar desenvolvimento, resultados financeiros e crescimento no mercado. Portanto, é importante que o time de vendas esteja trabalhando de forma organizada e, principalmente, orientada a esses objetivos.

Entre as frases de motivação, esta é uma que reforça a necessidade de definição de metas, essas pelo gestor, e trabalho orientado a elas, essas pelo time comercial. O CRM dá todo suporte necessário para esse trabalho estratégico, acompanhando a progressão das tarefas na direção das metas.

“Faça um cliente, não uma venda.” – Katherine Barchetti

Vendas são sensacionais! Esse é o objetivo de muitos vendedores, mas o trabalho não acaba nelas. Se você lê este blog com frequência já deve ter visto falarmos que custa muito mais adquirir um novo cliente do que fidelizar quem já comprou. Portanto, o foco do trabalho deve ser em manter uma carteira de clientes ampla e satisfeita.

Isso significa que o time comercial deve pensar sempre em, após vender, manter aquelas pessoas como clientes. Para isso, um bom trabalho de pós-venda, com ajuda de um CRM, é fundamental.

“Seus clientes mais insatisfeitos são sua melhor fonte de aprendizado.” – Bill Gates

A motivação diária também deve ser direcionada aos clientes que não têm avaliado bem a experiência de compra com seu negócio. Infelizmente, sempre haverá estes, o que mostra que nunca deixará de ter trabalho a fazer.

Tratá-los bem e entender suas requisições são obrigações básicas do time de vendas. Acredite: esses clientes vão ensinar muito à empresa. Coletar as insatisfações e transformá-las em soluções deixará não só estes, mas todos os outros clientes mais felizes.

As frases de motivação são sempre importantes, desde que elas sejam aplicadas diante de contextos específicos à sua equipe de vendas. Do contrário, será apenas teoria que não trará nada de relevante, muito menos motivação, ao time comercial.

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