Vida de Vendedor: o talento e a crise

Vida de Vendedor: o talento e a crise

Na vida de vendedor as crises vem e vão.

Conta a história que no ápice da crise de 1929, a quinta pessoa mais rica da Alemanha cometeu suicídio ao se jogar na frente de um trem porque perdeu mais de 1 bilhão de dólares com o crash.

O fato que interessa é que o suicida alemão tinha uma fortuna avaliada em mais de 9 bilhões de dólares.

Na verdade, em toda e qualquer tipo de crise existem os alarmistas que se gabam por ter previsto que uma hora a bolha iria estourar, os otimistas que dizem: – calma, que logo tudo passará!

Os prático-realistas que se preocupam em como sobreviver e quem sabe tirar uma casquinha dessa confusão toda e os loucos por notícias que ficam desesperados e perdem a noção da realidade tamanha a enchente de péssimas informações. Esses são os primeiros a sucumbir.

Na vida de vendedor o talento sabe que em toda crise há a oportunidade e é preciso ter ambição.

Mas não estou só falando da oportunidade de novos negócios ou geração de receita, quero discutir com você a oportunidade de se transformar e amadurecer como pessoa, de ter uma visão mais sistêmica do seu negócio e do mundo.

Oportunidade para fortalecer parcerias e relacionamentos com clientes, fornecedores e principalmente com os seus funcionários.

Fazer um cadastro de clientes é fundamental para o seu controle financeiro empresarial, afinal cuidar do seu negócio exige algumas práticas fundamentais e que na frente farão toda a diferença!

Agora, mais do que nunca, essa história de “nossa empresa é uma grande família” irá ser testada.

Em caso de os negócios diminuírem fica a oportunidade para rever processos, reinventar seu negócio, fazer mais com menos, reviver e fortalecer os grupos de melhorias que estavam lá escondidinhos durante a bonança, usar tudo oque puder do seu sistema de vendas, de ouvir mais e melhor o cliente ou quem sabe criar algo inesperado que encante o mercado.

E não perder a maior de todas as oportunidades: a de reflexão e ação para mudança de postura profissional, de aprender e reaprender com o que foi feito de errado e quem sabe uma forte mudança no modelo de negócios da empresa e na sua vida de vendedor.

Foi no ano da crise de 1929 que a Unilever chegou ao Brasil e começou sua tão bonita história e que dia após dia continua a fabricar produtos como o Omo, Rexona, Maizena, ou ainda, produtos da marca Knorr e Kibon, entre tantas outras.

Outro exemplo? Nesse ano a Lojas Americanas se reinventa e existe a possibilidade de fusão entre a B2W Digital, isso perto dos 100 anos de história. E que história! De quase falida para um dos ícones do comércio eletrônico brasileiro.

Para finalizar temos a fábrica de tecidos Tatuapé que hoje é conhecida como Santista Têxtil. Todas viveram suas crises, todas se transformaram e todas saíram mais fortes.

Mas o que espero de verdade é que o mundo e seus grandes líderes não percam a oportunidade de mudar o que precisa ser mudado, que cooperem entre si, que evitem um protecionismo infundado, que deixem de acreditar que existe prosperidade ad eternum e que entendam de uma vez por todas que será só unindo forças que tudo irá melhorar.

Pérolas de Vendas

Na vida de vendedor convenção de vendas são um grande barato!

Convenções oferecem oportunidades de rever e fazer amigos, aprender novos conceitos e técnicas. São momentos que nos permitem relembrar tudo aquilo que sabemos e quase nunca fazemos, mas prometemos que a partir dali tudo será diferente.

Assistimos a inúmeras apresentações de fornecedores, bem como sobre suas inovações e argumentos de vendas. Participamos de palestras e treinamentos que nos reciclam e desenvolvem como profissionais.

As melhores partes de uma convenção são as apresentações das novas campanhas de premiação com realização de sorteios e fica melhor ainda quando ganhamos alguma coisa.

Convenções de vendas são momentos mágicos e únicos!

Mas o que eu mais gosto mesmo é de estar nas populares rodinhas de conversa em volta das mesas de coffee break, onde posso ouvir e aprender com colegas vendedores.

E nesses anos todos, atendendo empresas em seus eventos, colecionei algumas frases que desejo agora compartilhar com você. Eu as chamo de Pérolas de Vendas.

Frases fantásticas, algumas de uma simplicidade e verdade tamanhas que chegam a assustar, além de serem muito divertidas e que fazem parte do vida de vendedor.

Vamos a elas:

Se você não faz parte da solução, faz parte do problema!

Essa é normalmente dita por gerentes, ao darem aquele recadinho de forma indireta aos que não atingem as metas.

Vamos esquecer o lado ameaçador da coisa (a famosa degola!) e pensar nesta frase pelo lado positivo.

A pergunta que você tem que se fazer todos os dias é: Em que eu estou ajudando meu cliente? A reduzir custos, a aumentar a lucratividade, a qualidade ou produtividade? Eu agrego valor à empresa em que trabalho? Esteja sempre do lado da “solução”.

Depois que inventaram o tá ruim, ninguém mais disse, tá bom!

Essa é ótima! Quando você visita o cliente e pergunta como andam os negócios, a resposta é quase sempre a mesma: “Tá fraco”, “tá ruim” ou “já esteve melhor”.

O impressionante é que o país está crescendo. Ano após ano as vendas aumentam e eu nunca encontro alguém que diz: “Tá bom demais!” Não pergunte ao seu cliente se seus negócios vão bem, pergunte se gostaria de ajuda para vender mais.

Quem pede recebe, mas quem se desloca tem preferência!

Dizem que o autor da frase é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clubes cariocas, como Flamengo e Botafogo.

Muitos acreditam que foi um dos descobridores de Garrincha.

Aqui a explicação é simples: na vida de vendedor seja proativo, não espere e faça acontecer. Inove, prospecte, crie oportunidades.

Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem entrega flores!

Essa é linda! Chegue sempre com um belo sorriso, bem-disposto, apresentável e com um interesse genuíno em resolver os problemas do cliente. Esqueça a comissão e pense na solução.

Dinheiro sobrando é sempre consequência de um bom trabalho realizado.

Para vender bem tem que ter preço e produto bom!

Essa de tão óbvia chega a doer.

Mas este é um dos princípios da competitividade, ou seja, qualidade e preço compatível com o que o mercado oferece.

Pode também ser uma boa desculpa para quem não atinge as metas ou um alerta quando muita gente diz isto para você.

O fato maior é que se toda empresa tivesse o melhor produto e o menor preço, não precisava de vendedor, bastava ter um excelente call center e uma boa mídia no mercado, que o produto se vendia sozinho.

É para isso que existem os profissionais de vendas. Para mostrar o quanto você, sua empresa e seus produtos podem contribuir com o crescimento do seu cliente.

Na vida de vendedor há que se ter fé em Deus e pé na tábua!

Na vida de vendedor quem tem fé vai mais longe, levanta com firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está sozinho.

Agradeça sempre ao Criador pelo trabalho que você tem e pelos clientes que atende. Ao entrar em qualquer lugar, seja para fazer uma venda, pós-venda ou até mesmo no concorrente, peça em silêncio que Ele abençoe a casa e as pessoas que lá estão.

Deseje de coração muita saúde, paz e prosperidade ao próximo. Você vai perceber que adquirindo este hábito, receberá sempre em dobro. Afinal, você merece nada menos do que o melhor. É o que eu lhe desejo!

Vida de vendedor, não é fácil, mas é exatamente assim que a sua empresa e você devem fazer para sofrer menos em épocas de crise.

Dica de leitura: 3 Passos para ser um Talento em Vendas

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