A estratégia do Oceano Azul

imagem que mostra os autores do livro - Estratégia do Oceano Azul

Como o software de CRM pode contribuir para que a sua empresa execute a estratégia do Oceano Azul.

Fique bem atento a este artigo.

Lançado em 2004 a obra – A Estratégia do Oceano Azul – dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne tem como foco principal ajudar as empresas a conquistar mercados inexplorados..

Assim podem sair do oceano vermelho onde a sangria desatada da extrema competição leva a lucros menores e alto grau de estresse.

 

O oceano azul é onde as bem-sucedidas empresas que adotam essa estratégia conseguem desenvolver e vender para mercados bem menos competitivos.

 

Segundo os autores, assim, elas navegam calmamente em águas bem mais mansas.

Claro que isso é o sonho de todo e qualquer empresário, mas como adotar essa estratégia e como o software de CRM pode me ajudar nessa conquista?

CRM, se bem utilizado, nos traz dados claros de quais os produtos ou serviços que os clientes usam, correto?

Sendo assim o mesmo sistema de CRM, quando feita uma análise inversa, pode nos trazer boas indicações de quais produtos ou serviços podemos criar.

Pode ajudar a nossa equipe comercial a atuar de forma mais consultiva.

 

Dica de leitura – Vendas Consultivas

 

De preferência em mercados que a concorrência ainda não atua e nos dá uma boa visão para criar um produto para fazer exatamente a mesma coisa ou ainda melhor para o nosso cliente.

É na execução dessa visão que as empresas pecam.

Afinal desapegar do que já se conhece é muito difícil e embarcar em uma nova jornada por mares desconhecidos não deve ser feita por aventureiros.

 

Alguns exemplos de empresas que criaram seus oceanos azuis para que você leitor possa refletir:

 

  1. O Uber não acabou com os táxis, o acesso limitado e a falta de controle sobre a tarifa abriram espaço para um novo serviço.
  2. A Netflix não acabou com as locadoras, ela encontrou um meio mais fácil, infinitamente mais barato e eficaz para que qualquer pessoa possa se divertir assistindo um bom filme sem precisar se preocupar com multas e prazos para devolução.
  3. O Spotify não acabou com a indústria do CD, só achou um jeito também mais barato, fácil e imediato da pessoa ouvir milhares de músicas onde e como quer e com pouco armazenamento do seu Smartphone, tablet ou computador.

 

Posso ficar o artigo inteiro destacando exemplos, mas vou repassar a você a ferramenta que mais gostei do livro.

 

Os autores a chamam de Matriz – Eliminar, Elevar, Reduzir e Criar.

 

Analise bem os dados do seu software de CRM, pense de modo inverso, diferente e complete a matriz com as sugestões abaixo.

Em relação ao seu departamento comercial o que sua empresa pode fazer para…

Eliminar – Elevar – Reduzir – Criar 

Processos que afetam a percepção de bom atendimento ao cliente como:

 

  • prazo de entrega,
  • funcionalidades do produto,
  • rapidez nas respostas,
  • equipe com alto conhecimento técnico,
  • instalação e usabilidade do produto,
  • segurança,
  • sustentabilidade do seu negócio, e;
  • outros pontos particulares do seu mercado.

 

Leia também – Como encantar o cliente com o sistema de CRM

 

Eliminar – Elevar – Reduzir – Criar os procedimentos que engessam os vendedores e não contribuem para atingir a meta.

Não deixe de analisar também como Eliminar – Reduzir os desperdícios, despesas e atividades que só geram perda de tempo.

Lembro que isso afeta diretamente de forma negativa o resultado final.

Assim, como o seu inverso, ou seja, Elevar – Criar processos que criem uma maior percepção de valor.

Que melhorem o desempenho da equipe e do produto e que tragam mais benefícios para a empresa, e óbvio, para o seu cliente final.

Isso sim, afetará de forma positiva o resultado da sua gestão comercial.

Pode parecer simples, mas ao usar o software de CRM para essa análise sua empresa começa a executar ações rotineiramente.

E logo seu negócio migrará do sangrento Oceano Vermelho para o belo e calmo Oceano Azul.

E a sua empresa? Começa quando essa transição?

 

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