A estratégia do Oceano Azul
Como o software de CRM pode contribuir para que a sua empresa execute a estratégia do Oceano Azul.
Fique bem atento a este artigo.
Lançado em 2004 a obra – A Estratégia do Oceano Azul – dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne tem como foco principal ajudar as empresas a conquistar mercados inexplorados..
Assim podem sair do oceano vermelho onde a sangria desatada da extrema competição leva a lucros menores e alto grau de estresse.
O oceano azul é onde as bem-sucedidas empresas que adotam essa estratégia conseguem desenvolver e vender para mercados bem menos competitivos.
Segundo os autores, assim, elas navegam calmamente em águas bem mais mansas.
Claro que isso é o sonho de todo e qualquer empresário, mas como adotar essa estratégia e como o software de CRM pode me ajudar nessa conquista?
O CRM, se bem utilizado, nos traz dados claros de quais os produtos ou serviços que os clientes usam, correto?
Sendo assim o mesmo sistema de CRM, quando feita uma análise inversa, pode nos trazer boas indicações de quais produtos ou serviços podemos criar.
Pode ajudar a nossa equipe comercial a atuar de forma mais consultiva.
Dica de leitura – Vendas Consultivas
De preferência em mercados que a concorrência ainda não atua e nos dá uma boa visão para criar um produto para fazer exatamente a mesma coisa ou ainda melhor para o nosso cliente.
É na execução dessa visão que as empresas pecam.
Afinal desapegar do que já se conhece é muito difícil e embarcar em uma nova jornada por mares desconhecidos não deve ser feita por aventureiros.
Alguns exemplos de empresas que criaram seus oceanos azuis para que você leitor possa refletir:
- O Uber não acabou com os táxis, o acesso limitado e a falta de controle sobre a tarifa abriram espaço para um novo serviço.
- A Netflix não acabou com as locadoras, ela encontrou um meio mais fácil, infinitamente mais barato e eficaz para que qualquer pessoa possa se divertir assistindo um bom filme sem precisar se preocupar com multas e prazos para devolução.
- O Spotify não acabou com a indústria do CD, só achou um jeito também mais barato, fácil e imediato da pessoa ouvir milhares de músicas onde e como quer e com pouco armazenamento do seu Smartphone, tablet ou computador.
Posso ficar o artigo inteiro destacando exemplos, mas vou repassar a você a ferramenta que mais gostei do livro.
Os autores a chamam de Matriz – Eliminar, Elevar, Reduzir e Criar.
Analise bem os dados do seu software de CRM, pense de modo inverso, diferente e complete a matriz com as sugestões abaixo.
Em relação ao seu departamento comercial o que sua empresa pode fazer para…
Eliminar – Elevar – Reduzir – Criar
Processos que afetam a percepção de bom atendimento ao cliente como:
- prazo de entrega,
- funcionalidades do produto,
- rapidez nas respostas,
- equipe com alto conhecimento técnico,
- instalação e usabilidade do produto,
- segurança,
- sustentabilidade do seu negócio, e;
- outros pontos particulares do seu mercado.
Leia também – Como encantar o cliente com o sistema de CRM
Eliminar – Elevar – Reduzir – Criar os procedimentos que engessam os vendedores e não contribuem para atingir a meta.
Não deixe de analisar também como Eliminar – Reduzir os desperdícios, despesas e atividades que só geram perda de tempo.
Lembro que isso afeta diretamente de forma negativa o resultado final.
Assim, como o seu inverso, ou seja, Elevar – Criar processos que criem uma maior percepção de valor.
Que melhorem o desempenho da equipe e do produto e que tragam mais benefícios para a empresa, e óbvio, para o seu cliente final.
Isso sim, afetará de forma positiva o resultado da sua gestão comercial.
Pode parecer simples, mas ao usar o software de CRM para essa análise sua empresa começa a executar ações rotineiramente.
E logo seu negócio migrará do sangrento Oceano Vermelho para o belo e calmo Oceano Azul.
E a sua empresa? Começa quando essa transição?