7 dicas para o desempenho da equipe comercial
Melhorar o desempenho da equipe comercial é um dos principais desafios de gestores e diretores.
Por mais que saibamos o que fazer, nem sempre conseguimos encontrar tempo ou a melhor forma de organizar essa demanda.
Porém, é preciso sempre se lembrar que quando você melhora a performance do seu time, os resultados vão além do curto prazo e se estendem a longo prazo.
Melhora o ambiente de trabalho, as vendas e até o valor da sua marca no mercado.
Entrevistamos Paulo Araújo, especialista em vendas e software de CRM que nos deu 7 dicas simples e objetivas para você colocar a mão na massa.
São elas:
- Melhore o ambiente de trabalho;
- Dê as melhores condições de trabalho que puder;
- Dê feedbacks constantes para melhorar o desempenho da equipe comercial;
- Reconheça e premie o bom desempenho;
- Ofereça treinamentos com temas específicos para pequenos grupos;
- Crie o hábito de acompanhar de perto cada vendedor com uma certa frequência;
- Faça com que sua equipe se sinta ouvida.
Vamos lá?
1. Melhore o ambiente de trabalho
Aqui estamos falando de melhorar o ambiente físico de trabalho e o ambiente organizacional.
Avalie como ele está e o que pode ser melhorado para proporcionar mais produtividade ao time.
Uma simples cadeira desconfortável pode, sim, prejudicar o desempenho. Péssima iluminação, ambiente fechado e muito barulho então, nem se fala.
Afinal, se o vendedor passa grande parte do seu lá ele sentirá dores que refletirão em seu trabalho.
Faça um checkup geral: avalie móveis, equipamentos, ventilação da sala, banheiros, acústica, entre outros pontos. Também peça a opinião dos vendedores sobre isso.
Agora o ambiente organizacional é criar um clima leve, descontraído e onde as pessoas se sintam bem.
Onde a pessoa deseje estar, entende?
2. Dê as melhores condições de trabalho que puder
Além do ambiente físico e organizacional, certamente o desempenho da equipe de comercial melhora se ela tem acesso a boas condições de trabalho.
Aqui estamos falando dos aspectos da contratação. Responda:
- Os salários e comissões estão compatíveis com o mercado?
- Os vendedores conhecem de fato os produtos e serviços oferecidos?
- Existe uma jornada de trabalho focada nos resultados e não só nas horas trabalhadas?
- Horas extras são remuneradas de que forma?
- Existem oportunidades para os vendedores subirem de cargo?
- Os equipamentos são adequados para uso diário?
Lembro que todos os seus vendedores precisam saber de todos esses detalhes na hora da contratação.
Não deixe espaço para dúvidas.
3. Dê feedbacks constantes para melhorar o desempenho da equipe comercial
O feedback é uma mina de ouro que você tem em mãos para melhorar o desempenho da equipe de vendas.
Ele precisa ser claro, direto e sempre orientado a corrigir falhas e fortalecer os pontos fortes.
Além disso, os seus vendedores também precisam ter a liberdade de falar com seus gestores. Às vezes, um mau desempenho pode ocorrer por motivos até pessoais.
De modo geral, é importante que todos os seus vendedores saibam quais metas precisam atingir, o que fazer para alcançá-las e saber que a liderança da empresa está ali para orientá-los no que for necessário.
Bônus: Como Fazer um Bom Feedback
4. Reconheça e premie o bom desempenho
Um vendedor disposto a crescer é movido a desafios.
Nada melhor do que melhorar o desempenho da equipe comercial com prêmios e reconhecimento público sobre seus resultados.
Mas para estruturar as condições dessa premiação, é necessário um planejamento. Comece documentando:
- Motivos da premiação?
- Regulamentos e as metas?
- As métricas para avaliação dos resultados?
- As premiações e como ocorrerá a entrega?
5. Ofereça treinamentos com temas específicos para pequenos grupos
Para melhorar o desempenho da equipe de vendas, treinamentos constantes são fundamentais.
É preciso treinar tanto os aspectos técnicos (técnicas de vendas, o mercado e os produtos em si) quanto aspectos psicológicos (inteligência emocional dos vendedores).
Para não desfalcar o time inteiro, a dica é dividi-lo em pequenos grupos. Enquanto um grupo está fazendo o treinamento, o outro trabalha normalmente, até que todos estejam treinados e atualizados.
Para treinamentos mais curtos, também pode valer a pena separar um dia da semana para reunir todos.
Leia também: Como criar uma equipe de vendas criativa.
6. Crie o hábito de acompanhar de perto cada vendedor com uma certa frequência
Por mais que a sua rotina esteja agita, vale a pena separar um tempo para acompanhar de perto cada vendedor.
Às vezes, um simples ajuste na rotina de um membro do time pode significar a melhoria da produtividade e o aumento das vendas.
Uma boa dica e que facilita muito essa rotina de acompanhamento é o investimento em um bom software de CRM que forneça relatórios atualizados sobre como andam as vendas e as negociações de cada vendedor.
Com esses dados em mãos, já dá para ter uma noção sobre o desempenho de cada um para saber em quais aspectos você deve focar sua atenção.
7. Faça com que sua equipe se sinta ouvida
Ouça seu time, peça sugestões, acate boas ideias ou explique por qual motivo ela não pode ser implantada.
Nada melhor do que criar uma cultura voltada à comunicação clara e ao compartilhamento de experiências entre gestores e vendedores para que os laços sejam fortalecidos e as arestas aparadas. Afinal, sempre temos o que aprender, não importa o cargo que ocupamos.
Gostou das dicas? Quais delas você já pratica para melhorar o desempenho da equipe comercial?
Aproveite e confira o nosso guia prático de gestão de equipe de vendas, que também está cheio de dicas técnicas para estruturar o seu time.