3 Passos para ser um Talento em Vendas

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O que é ser um talento em vendas?

Essa é uma pergunta que tem intrigado muitas pessoas que desejam saber sobre o tema e entender um pouco mais sobre o conceito.

Neste post respondo a essa pergunta de uma maneira que você consiga entender e ainda apresento os 3 passos para ser um talento e fazer a diferença em sua carreira.

Vou destacar os pontos:

  • O que é ser um talento em vendas?
  • O que o mercado procura?
  • Você é um talento?
  • 3 Passos para ser um Talento

O que é ser um talento em vendas?

Antes de responder a essa pergunta, vamos refletir um pouco sobre uma empresa.

Qual o maior desafio de uma empresa de qualquer segmento?

Basicamente, recrutar os melhores talentos disponíveis para criar uma equipe com alto desempenho.

Mas o que você pensa quando tenta definir uma pessoa talentosa?

Geralmente, pensamos em pessoas proativas, que sejam hábeis na relação interpessoal, dedicadas e coordenadoras de trabalhos em equipe.

Gostamos de pessoas que curtem o contato humano, motivadas, éticas e íntegras.

Profissionais dotados de visão de estratégia acabam por se tornar autoridades no assunto, tendem a trazer bons resultados e também são o sonho de consumo de qualquer empresário.

O talento em vendas tem capacidade de tomar boas decisões, e o melhor de tudo, fazem isso em pouco tempo.

Os profissionais talentosos têm disposição para correr riscos, tendo em mente que ainda por cima podem ser demitidas a qualquer momento, ou que em questão de minutos podem perder todo seu negócio.

O talento em vendas procura sempre ter alta empregabilidade e sabe que é o maior responsável pela sua carreira ou pelo sucesso do seu negócio.

E ainda a pessoa talentosa normalmente tem ensino superior completo e pós-graduação. Não para de aprender nunca, sempre à procura de novos conhecimentos.

Ele não delega a construção do caminho do seu sucesso.

Acredita na mudança e adota novos comportamentos.

A partir daí, pensamos: “Será que existe uma pessoa que tenha todas as qualidades descritas acima para ser considerada um talento?”

Quantas pessoas com todas essas qualidades você conhece?

Eu só me lembro de duas: Superman e Mulher-Maravilha!

Será que eles são os únicos com todas essas capacidades?

Dica de leitura: Aprimore seus talentos com o CRM

Então, o que o mercado procura?

Basicamente, o mercado procura algo que não existe, que não pode ser encontrado facilmente em uma única pessoa.

O maior desafio é encontrar pessoas que se complementem, que consigam interagir em prol de um mesmo objetivo.

Reuni a opinião de quatro profissionais, que eu pessoalmente, considero talentosos.

Caso prefira assista ao vídeo.

 

Vejam o que eles responderam sobre o que consideram um profissional talentoso.

Ademir Bogo – Diretor e sócio da 2A Materiais Elétricos

Para Ademir, talento em vendas é aquela pessoa que desenvolve constantemente o seu lado pessoal e profissional, que busca crescer através de estudos e desde cedo se prepara para o mercado.

Em vendas especificamente é preciso ter como base a prospecção, manutenção e recuperação de clientes.

Também saber definir a linha de produtos que quer trabalhar e ter conhecimento profundo sobre os mesmos.

Anna Medeiros: Diretora e sócia da Plastitape

Anna define como profissional talentoso aquele que entende que talento se constrói a cada dia.

O talento coloca em prática o conhecimento que ele tem e trata com grande importância o autodesenvolvimento

Edy Carlos: Diretor e sócio da DPlastic

Edy acredita que o talento em vendas tem boa presença e carisma.

Deve conhecer bem seus produtos, e convencer seus clientes a fechar a venda.

Renato Monteiro: Diretor e sócio da GetSpace

Para ele, talento em vendas é aquele que sabe agregar valor, dando ênfase no relacionamento a longo prazo.

Ele precisa ser inovador e ter boa capacidade de apresentar seus produtos.

Também é aquele que estar presente com seus clientes mesmo em condições adversas.

Leia também – Só o talento não basta!

Você é um talento em vendas?

Esses quatro depoimentos acima nos dão pistas importantes de como o gestor percebe as qualidades para considerar um profissional como um talento em vendas.

Imagino que após ler esse texto você deve pensar que precisa melhorar em muitos pontos.

Essa já é uma grande vantagem!

Ter disposição para mudar e adotar novas posturas e conhecimentos

Agora vou citar três pontos imprescindíveis para você fazer a diferença no mercado.

Já aprendemos que não precisamos ser um “Superman” ou uma “Mulher-Maravilha” para isso ser um profissional talentoso.

Agora vou apresentar o primeiro passo para ser considerado um talento.

O 1° passo para ser um talento é… A capacidade de criar e inovar

O passo um se resume em ser uma pessoa criativa e inovadora.

Ser criativo independe de ser uma pessoa que faz descobertas extravagantes ou que inventa máquinas ou sistemas que resolvam os problemas da humanidade.

Acredito que a verdadeira inovação está na melhoria contínua e em adotar a filosofia de Kaizen.

Dica de leitura – Como ficar à frente da concorrência

Kaizen, o que é isso?

Kaizen é uma filosofia japonesa oriunda da qualidade total, que vem diretamente do mundo oriental e vem da junção de duas palavras:

Kai: Mudar

Zen: Melhor

Mudar para melhor? É isso que quer dizer?

Pode ser, mas a verdade é que a palavra Kaizen nos leva a crer que não existe nada tão perfeito que não possa ser melhorado.

A verdadeira inovação está na capacidade que você tem de perceber e melhorar cada processo comercial na sua organização. Por exemplo:

  • Melhorar o processo de análise de crédito.
  • Aprimorar o processo de logística.
  • Melhorar o processo de atendimento.
  • Inovar na apresentação junto ao cliente.
  • Aperfeiçoar a sua argumentação para fechar mais vendas.

A lista pode ir ainda mais longe se quisermos.

A pessoa criativa é aquela que dá a ideia, mas também a executa.

Essa é a melhor argumentação sobre o assunto, já que não adianta de nada ter uma ideia que vai ficar guardada na gaveta.

Como diria meu avô: De boas ideias o cemitério está cheio.

O talento é acabativo, ou seja, sua ideia deve ter um começo, meio e fim.

Veja o vídeo que gravei sobre Iniciativa x Acabativa.

O talento tem capacidade de inovar e ser criativo na gestão de carteira dos seus clientes

Em vendas você deve dedicar tempo e esforço nos prospects, em recuperar clientes inativos e investir ainda mais nos seus clientes ativos.

Dessa forma, você aumenta as chances de atingir as metas e fazer a diferença.

Coloque sua criatividade e capacidade de inovação a seu favor para ter uma gestão diferenciada da sua carteira de clientes.

Leia também – 5 dicas para acabar com falta de criatividade em vendas

Você já passou do passo 1?

Mantenha a mente aberta para se inovar cada vez mais, se superando a cada venda, a cada etapa de um processo.

Aprenda a aprender, recicle seus argumentos em vendas e aprenda a usar novas tecnologias e ferramentas de gestão, como o CRM.

No primeiro artigo desse tema o que alguns profissionais pensam sobre o que é uma pessoa talentosa, mas se você ainda não o leu, não deixe de fazer isso quando tiver uma oportunidade.

Gostou do passo 1?

Não se esqueça de aplicar, pois ele é fundamental para ser um talento e chamar a atenção das melhores empresas do mercado.

Caso prefira assista também ao vídeo – 3 Passos para ser um Talento – Capacidade de Criar e Inovar

 

Se você chegou até aqui, certamente está curioso para saber qual o passo 2.

Descreverei em detalhes para você como ele pode ser seguido.

O 2° passo para ser um talento em vendas é… Iluminar o ambiente

Adoro a expressão “illuminati”.

Mas não estou falando daquela organização secreta que os conspiradores acreditam.

Você sabe que o que é Illuminati?

Quando falo em iluminar o ambiente a minha intenção é remeter ao movimento do Iluminismo.

O Iluminismo surgiu na França, em meados do século XVIII, e buscava defender o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a idade média.

Tivemos 4 personalidades percursoras do Iluminismo, sendo estes: Descartes, Francis Bacon, John Locke e Newton.

O apogeu o Iluminismo foi atingido no século XVIII, século este que ficou conhecido como “Século das luzes”.

Embora tenha percorrido por toda a Europa, esse movimento foi bem intenso na França, onde ele influenciou a chamada Revolução Francesa por meio do seu famoso lema: “Liberdade, igualdade e fraternidade”.

Voltando ao raciocínio, o que quero dizer é que você deve ser um Illuminati dentro de sua organização, ou seja, aquele que ilumina, contagia o ambiente com coisas positivas.

Qual o ambiente?

Iluminar o ambiente nesse contexto significa trabalhar em equipe e tornar o ambiente mais agradável.

Sempre procure iluminar o atendimento ao cliente.

Traga mais soluções, esquece a comissão e olhe mais para o coração (lado emocional) do seu cliente.

Você precisa criar um relacionamento de longo prazo que agregue valor e resolva os problemas de forma definitiva.

Seja mais empático! Coloque-se coloque no lugar do outro, saiba ouvir e perceba o que realmente importa na visão do cliente.

Faça um bom levantamento das necessidades.

Dessa forma você passará uma segurança real para seu cliente e mostrará que ele pode contar com você na hora em que ele precisar.

Saiba mais sobre como Iluminar o Ambiente ao assistir o vídeo abaixo:

Agora é a vez do último dos 3 passos para ser um talento e quero te parabenizar por me acompanhar até aqui.

Isso mostra que você realmente está interessado em se tornar uma pessoa realmente talentosa!

Então, prepare-se, vamos ao passo 3!

O 3° passo para ser um talento é… Capacidade de aprender a aplicar

Quem é o maior responsável pela sua carreira de vendas?

Seus pais, que desde cedo investiram no seu futuro e com tudo o que você precisa para ir bem nos estudos?

Seus professores, que muito te ensinaram?

Não! Você é o principal responsável pela sua carreira.

É você quem deve se responsabilizar pelo seu autodesenvolvimento.

É sua tarefa criar uma rotina de aprendizado.

Lembro que a prática é a mãe da teoria.

Aprenda a teoria e coloca em prática, para que assim, você possa fazer mais, e cada vez melhor, ou seja, Kaizen.

Ao descobrir como melhorar determinado processo e aplicar o seu conhecimento você foge do estigma do “quem sabe fazer, mas não faz, na verdade nada sabe!”

Veja o exemplo:

Imagine que você está na sua casa no domingo, preparando um churrasco com seus amigos, e daí chega uma pessoa dizendo para você acender o fogo com óleo, um segundo diz para você colocar álcool, e por fim, outro sugere o acendedor.

Essa simples situação mostra um ponto em comum das três pessoas:

Todos eles tinham alguma ideia, mas nenhum deles foi lá e tentou fazer aquilo que lhe aconselhou.

Ou seja, falaram, mas não ajudaram em nada!

O talento aplica o que sabe, não se conforma com o seu aprendizado, pois sempre acha que pode aprender mais.

O talento sabe que o maior inimigo do sucesso, é o próprio sucesso.

Dica de leitura: O que é o CRM?

Nunca pense que sabe tudo

O sucesso pode ser um amigo, mas também uma ameaça.

Quando você acha que já sabe tudo pode acabar se prejudicando por conta disso.

A arrogância exclui nosso desejo de aprender mais e limita nosso potencial.

Qual será a motivação daqueles que acreditam que nada mais precisam aprender?

O talentoem vendas sempre busca aprender mais. É como oxigênio para nossos pulmões.

O talento se constrói no dia-a-dia

O talento precisamos continuar se desenvolvendo constantemente.

É um leão por dia, como se estivesse construindo a casa da sua vida, cada tijolo no seu devido lugar.

Isso se faz inovando nos processos, sendo mais participativo e mais comprometido com os resultados, vencendo adversidades e superando obstáculos na nossa rotina.

O talento ama, é apaixonada por aquilo que faz.

Demonstra entusiasmo e paixão em servir a cada cliente. Tenha em mente que isso não pode faltar para o sucesso de sua empresa e da sua carreira.

Aplique os 3 passos apresentados nesse artigo, tenha em mente que você para ser talento é preciso ter um alto grau de engajamento com sua própria vida, os seus sonhos devem ser metas reais claras, possíveis.

Para começar basta querer!

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Assista o vídeo – 3 Passos para ser um Talento – Capacidade de Aprender a Aplicar

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