O Que São Soft Skills?
Uma pergunta muito importante para se fazer na hora de montar um bom currículo no LinkedIn é: “Será que eu estou desenvolvendo as minhas soft skills?”, caso a expressão “soft skills” soar de uma forma estranha nos seus ouvidos e você não tem certeza do que significa, acompanhe esse artigo!
Aqui você vai entender o verdadeiro significado de soft skills e também vai descobrir a importância dela para garantir seu lugar no mercado de trabalho.
Além disso, vai descobrir como aprimorar as competências necessárias para se tornar o profissional que o mercado precisa.
Veja os tópicos que separamos para te ajudar:
- O que são soft skills?
- Qual a diferença entre hard skills e soft skills?
- Qual a importância das soft skills na gestão de projetos?
- Quais as principais soft skills?
O que são soft skills?
Podemos definir soft skills como um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano.
Assim, são consideradas como características necessárias para que um profissional alcance as suas metas profissionais, aquilo que estabelece para a sua carreira.
Como você deve imaginar, as soft skills esperadas de determinada pessoa estão fortemente relacionadas à sua área de atuação e, principalmente, ao posto que ela deseja ocupar no mercado de trabalho.
Um gestor, por exemplo, necessita demonstrar habilidades comportamentais muito diferentes daquele que libera, mas esses, também, se beneficiam quando desenvolvem as características deles esperadas.
O melhor exemplo de soft skills é a inteligência emocional, que é a capacidade de lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade ou arrependimento posterior.
Todo profissional, independente da posição que ocupa na carreira, precisa de inteligência emocional para alcançar os objetivos que definiu para a carreira.
Essa é uma habilidade que aparece na entrevista de emprego, na prova de concurso público, ao lidar com imprevistos no trabalho, ao gerenciar pessoas e em várias outras situações rotineiras no ambiente corporativo.
Outros exemplos de soft skills são empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes.
Como você pode ver, todas elas trazem benefícios para a vida pessoal, mas também se mostram importantes para o bom relacionamento com colegas de trabalho.
E o mais importante a saber sobre as soft skills é que, mesmo quando a pessoa não demonstra ter determinada habilidade, ela pode desenvolvê-la.
Lembre-se: o comportamento humano não é imutável, por isso, por que não aproveitar e se tornar uma pessoa e profissional melhor? Fica aqui a reflexão!
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Qual a diferença entre Hard Skills e Soft Skills?
Hard Skills são habilidades técnicas, não comportamentais. Ou seja, tudo aquilo que você aprende no ensino formal ou não, em cursos, treinamentos, na graduação e até mesmo pós-graduação.
São informações que você deseja inserir no currículo, atualizar no perfil do LinkedIn ou destacar para o recrutador em um processo de seleção.
As hard skills são concretas, quantificáveis e de aprendizados técnicos.
A habilidade de usar uma ferramenta é uma hard skill. Uma certificação em marketing digital, por exemplo, também é uma hard skill.
Por outro lado, as soft skills atuam no universo do que é comportamental e, portanto, são aprendizados subjetivos e difíceis de serem analisados, como o pensamento crítico, a positividade e a capacidade de tomada de decisão.
Na prática, a análise curricular pode não responder tudo o que uma empresa necessita saber sobre determinado candidato.
As hard skills estarão lá, mas a equipe de recursos humanos dependerá também da análise comportamental para determinar se um profissional está ou não alinhado com o que a empresa espera dele.
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Qual é a importância das soft skills na gestão de projetos?
Há dois fatores que são cruciais para uma gestão de projetos de qualidade: saber lidar com o tempo e com os envolvidos nele. Ou seja, sua equipe.
O tempo vai se traduzir em uma série de soft skills diferentes, exigidas do gestor à frente do projeto.
Por exemplo, saber trabalhar sob pressão e manter a calma diante das situações é bem importante.
Tomar decisões eficientes e de maneira rápida, também!
E é de suma importância ser flexível para contornar os problemas de cronograma que surjam, além de ter habilidade para a negociação de prazos.
Já quando se está trabalhando em equipe, é importante entender que estamos falando de pessoas com perfis diferentes, backgrounds diversos, modos de trabalho distintos, além de uma grande variedade de processos de trabalho.
Dessa forma, soft skills como empatia, paciência, uma boa comunicação, liderança e persuasão são importantes para evitar e gerenciar conflitos, promover o engajamento, garantir a unidade no time e entender como lidar com as particularidades de cada indivíduo.
Por mais que muito disso seja natural da própria pessoa, é possível aprender e desenvolver cada uma dessas capacidades.
Diversas vezes, para garantir as entregas no prazo, você acaba dependendo muito mais de fatores humanos do que apenas logísticos e operacionais.
Por isso, se faz necessário ter à frente do projeto alguém que seja não só orientado para o resultado, mas também tenha as soft skills necessárias para uma gestão completa, tanto técnica quanto comportamental da equipe.
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Quais as principais soft skills?
O principal desafio para desenvolver soft skills é saber por onde começar. Afinal, há diversas habilidades que pode ser difícil imaginar quais delas devemos priorizar para atender às demandas do mercado.
Confira a seguir as 10 soft skills que não podem faltar a qualquer profissional:
1. Comunicação
A habilidade de dialogar com colegas de trabalho para evitar conflitos, resolver divergências e eliminar ruídos que prejudicam a realização de tarefas.
2. Liderança
A capacidade de inspirar funcionários e motivar equipes a entregar resultados, sabendo quando servir de exemplo, quando delegar tarefas e como cobrar desempenho sem constranger o time.
3. Flexibilidade e resiliência
Estão relacionadas à capacidade de se adaptar e continuar produzindo diante das mudanças de cenários, mesmo após experiências difíceis e que trouxeram prejuízos, mas também lições.
4. Trabalho em equipe é uma soft skills
Aí está a essencial habilidade de cooperar com colegas em grupos compostos por pessoas diversas, dando a sua contribuição individual para o interesse coletivo.
5. Criatividade
Está relacionada à capacidade de inovação, de pensar fora do status quo e de apresentar soluções diferentes para problemas antigos, de forma diferente do padrão.
6. Proatividade
Capacidade de “arregaçar as mangas”, avaliar cenários e encontrar caminhos para resolver questões que impedem os resultados ou atrapalham a produtividade.
7. Empatia
É a habilidade de se colocar no lugar do outro, de se conectar com pessoas de diferentes backgrounds e entender a sua abordagem sobre diversos temas e modos de trabalho.
8. Ética no trabalho
Comprometimento com as regras da empresa e com o senso comum de respeito e moralidade no ambiente de trabalho.
9. Soft skills: pensamento crítico
É a capacidade de questionar os métodos, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos, mas com sabedoria.
10. Atitude Positiva
Manter-se motivado, otimista, focado nas possibilidades reais e mais nos acertos do que nos erros. Uma postura contagiante diante da equipe, procurar sempre pensar positivo.
Dica bônus: Organização Pessoal!
Seja uma pessoa organizada no seu ambiente de trabalho, pois essa característica te ajudará a entregar bons resultados e chamará a atenção dos seus superiores por você ter pleno domínio sobre as atividades que exerce!
Utilize uma plataforma de CRM para te ajudar a organizar os dados e informações de clientes, funcionários e vendedores. Afinal, o CRM é capaz de armazenar uma infinidade de dados e ainda os deixar na nuvem que pode ser acessada de qualquer dispositivo habilitado!
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