CRM no Brasil: História e os Mais Conhecidos

CRM no Brasil: História e os Mais Conhecidos

O CRM não é de hoje, tem um longo percurso já percorrido, e com ele muitas evoluções acontecerão e ainda acontecem. Na leitura deste artigo você irá entender um pouco mais sobre a história do CRM no Brasil e como ele vem desenvolvendo seu papel tão importante no mercado.

Veja neste artigo:

  • Como tudo começou
  • CRM no Brasil nos anos 2000
  • Foco na experiência do cliente
  • Como saber se sua empresa precisa de um CRM
  • Vantagens de utilizar o CRM no Brasil
  • Acompanhamento e avaliação de desempenho
  • Confira os CRM no Brasil que são mais conhecidos

Como tudo começou

O CRM já está completando 20 anos de história, e sua trajetória é repleta de lições marcantes e eventos muito importantes. Antes mesmo de ganhar este nome, o CRM já se fazia presente nos livros de marketing de relacionamento na década de 80, na mesma época onde algumas empresas lançaram suas primeiras versões de software focadas nos clientes.

É interessante lembrar que as primeiras ferramentas de registro de clientes foram o papel e a caneta, e o CRM no Brasil foi criado justamente parta inovar e melhorar essa forma de registro e ainda oferecer muitas outras soluções, mas para isso, uma longa jornada foi trilhada.

Ainda falando sobre os registros feitos com papel e caneta, e isso ocorreu nos anos 50, a gestão das empresas ficava muito mais complicada. Esta prática gerava arquivos imensos e difíceis de serem gerenciados, porém, ter essas informações acessíveis mesmo que de forma dificultada, era importante para os processos internos da empresa.

O CRM no Brasil, só foi surgir na década de 90, em um momento que as grandes empresas do país passavam por sérios problemas de organização de registros, como banco de dados duplicados, dados desatualizados, desintegrados, e precisando urgentemente reduzir o tempo médio de atendimento ao cliente, só que sem perder a eficiência e qualidade.

CRM no Brasil nos anos 2000

Bem no início dos anos 2000 algumas empresas como Oracle, Microsoft, IBM, entre outras, começaram a aderir à tecnologia do CRM, com soluções ainda bem simples e baratas que surgiram desta época. Um tempo depois, as empresas apresentaram um CRM com função de armazenamento em nuvem.

O CRM no Brasil, no começo, era para ser uma tecnologia que viabilizasse as estratégias de marketing de relacionamento e também atendimento ao cliente, todavia, com o passar do tempo, se tornou uma integração de vendas e também de canais digitais.

Acrescentando também uma tecnologia cultural, gerenciamento de qualidade e manutenção e construção do relacionamento com o cliente, gerando fidelização, contribuindo muito para os resultados da empresa, se o CRM for implantado da forma correta.

Foco na experiência do cliente

A experiência do cliente já é antiga, sempre que nos referimos a alguma marca que possui vivência e interações, (seja de qual tipo for) com os clientes relacionado a um produto ou serviço, isso já pode ser definido como experiência do cliente.

Para sermos mais exatos e citar de qual época estamos nos referindo, se trata do Período da Revolução Industrial, também Segunda Guerra Mundial e pós-Guerra, quando as pessoas se deram conta de que o foco das empresas deveria ser a satisfação dos clientes, sanando suas dores por meio de soluções que deveriam ser desenvolvidas.

Como saber se sua empresa precisa de um CRM

Como vimos anteriormente, O CRM no Brasil, como também no mundo, veio para organizar e armazenar com segurança e tecnologia as informações e dados dos clientes, visando sempre a melhora da experiência do cliente.

Acompanhe a seguir quais são os aspectos que indicam que a sua empresa precisa de um software de CRM.

Poucas vendas

Conquistar clientes nem sempre é uma tarefa fácil, e existe uma jornada a ser seguida com cada lead encontrado, isso permite que várias abordagens sejam feitas, porém, elas precisam acertar em cheio. Sem as informações necessárias fica muito mais difícil conseguir fechar um negócio de venda.

Seus processos não funcionam bem

Quando seu setor de vendas não está alinhado, o trabalho fica mais complicado e os custos tendem a aumentar. Sem um software de CRM sua empresa levará mais tempo para sanar as dúvidas dos clientes.

Falta de dados precisos para tomada de decisões

Com a falta de informações, relatórios ficam imprecisos, e desta forma fica muito mais difícil saber qual a situação da empresa, e ter segurança na tomada de decisões, é como “dar um tiro no escuro.” Com dados precisos sua empresa conseguirá identificar seus pontos positivos e negativos, ou seja, onde estão falhando e onde estão acertando.

Ter esse feedback correto, é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer empresa que tenha o objetivo de crescer. Não se consegue trilhar um caminho de sucesso, se não souber exatamente para onde ir.

Vantagens de utilizar o CRM no Brasil

Um sistema de CRM muito bem preparado, consegue oferecer diversas vantagens fundamentais para sua empresa, tratando desde o relacionamento com o cliente até realizar o monitoramento da rotina de trabalho de sua equipe. Confira algumas dessas vantagens:

Informação rápida e acessível

Com o CRM software, é possível ter acesso de forma super rápida e muito acessível, o que ajuda principalmente na hora do atendimento ao cliente, e também para solucionar suas necessidades.

Leitura complementar – O que é o CRM de Vendas?

Diminuição dos gastos operacionais

O sistema de CRM faz com que os gastos com a equipe de vendas diminuam, pois, suas tarefas ficam muito mais agilizadas e todas as informações que precisam, se unem no mesmo software.

Acompanhamento e avaliação de desempenho

As chances de sua empresa se desenvolver muito mais aumentam quando você consegue fazer um acompanhamento de desempenho em sua empresa, e isso é possível com o CRM. Além de fazer avaliações, ainda gera gráficos precisos baseados nos dados, o que possibilita ver um panorama da situação do seu negócio.

Melhora no relacionamento com o cliente

Com todas as informações ao alcance, é possível até identificar o perfil do cliente, dessa forma cada atendente já terá todos os dados necessários para agilizar o atendimento e conseguir fazer com que o cliente saia satisfeito.

Criação do próprio método de vendas

Com um sistema de CRM em mãos, você é capaz até de criar um método próprio para implementar em sua empresa. Basta usar a criatividade e as diversas funcionalidades que o software oferece.

CRM no Brasil: integração com ferramentas ERP

Una as ferramentas do sistema ERP com ao software CRM e tenha o melhor dos dois mundos.

Informações disponíveis em tempo real

As informações compartilhadas pelas equipes de cada setor, ficam disponíveis o tempo todo e podem ser acessadas em tempo real.

Confira os CRM no Brasil que são mais conhecidos

Atualmente existe uma infinidade de softwares de CRM no Brasil, porém, temos alguns que são mais conhecidos e os mais utilizados pelas empresas. Claro, que cada um tem as suas características e peculiaridades, contudo, também possuem suas próprias vantagens. Confira a lista a seguir:

  • Kommo
  • HubSpot CRM
  • RD Station CRM
  • SalesForce
  • PipeDrive
  • Zoho CRM
  • Agendor
  • Clientar CRM

Estes são os softwares de CRM no Brasil, mais utilizados e conhecidos.

E a sua empresa, já possui um software CRM? Conheça o método Clientar e se surpreenda com os resultados!

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