9 Estratégias de Branding que Funcionam
Você precisa de ajuda para entender o que são as estratégias de branding e como coloca-las em prática de forma que realmente funcione? Fica com a gente porque esse artigo tem tudo o que você precisa para garantir sucesso por aí!
O assunto foi dividido entre os seguintes tópicos:
- O que é branding?
- Estratégias de branding
- Por que é importante
- Estratégias que funcionam
- CRM e branding
O que é branding?
Resumidamente, branding é a gestão de uma marca. Não se relaciona apenas com a identidade visual, os comerciais ou logotipos, é um conceito muito mais abrangente. A forma como o público vê a empresa, a maneira que ela lida com questões sociais, a administração da marca… tudo isso conta como branding.
O branding tem como principal foco criar laços com o público. Por isso é tão importante pensar e planejar a imagem que a marca quer passar, as suas missões, visões e valores.
É comum que os consumidores comprem de marcas alinhadas com seus valores pessoais, com a qual mais se identificam, e essa escolha vai além de valor no mercado.
As empresas criam algo como uma personalidade, que é a responsável por atrair o público. Quando você está andando na rua e vê um slogan, algumas cores específicas ou um mascote e lembra imediatamente de um produto ou marca, é um compilado de estratégias de branding por trás!
É um planejamento pensado em toda a cara e/ou identidade da marca. Como ela será vista? Como será lembrada? Qual imagem ela deve passar?
Recomendação de leitura: Quais os melhores indicadores de gestão?
Estratégia de branding
Bom, a estratégia de branding é, então, “o jeito de lidar”, digamos assim. Se o branding é a gestão de marca, a estratégia de branding é como isso vai acontecer, a ideia posta em prática.
A principal motivação das estratégias de branding é conquistar os clientes, traze-los para perto e garantir que se tornem eternos consumidores.
Estratégias de branding são ações planejadas e que levam tempo para, de fato, serem praticadas. Mas isso não é um problema, muito pelo contrário. São práticas que levam tempo porque precisam de opiniões dos consumidores. Vamos ver mais abaixo sobre isso!
Estratégias que funcionam
Agora, vamos discutir as estratégias de branding que funcionam!
1. Construir sua marca
Antes de qualquer coisa, é necessário muito planejamento e organização.
Qual a imagem que a sua marca quer passar?
Qual o público que você quer atingir?
Os problemas que eles enfrentam?
Os ideais defendidos pela marca?
Quais cores vão compor a imagem da marca?
Todas essas perguntas devem ser respondidas no momento da organização da marca.
2. Missão, visão e valores
Definir quais são as missões, visões e valores de uma marca é essencial. Funcionam como os pilares para toda a sustentação da sua marca. Além disso, é a partir desses princípios que os consumidores formam uma imagem atrelada à empresa.
3. Definir a identidade visual
Após construir a personalidade da sua marca, pense no visual. O visual não é apenas o que conta entre as estratégias de branding, mas também importa e não deve ser deixado de lado.
Opte por cores que remetam aos sentimentos que você quer transmitir a seus consumidores. Faça uma pesquisa de mercado e veja elementos que combinem com seus produtos e serviços. O logo deve corresponder ao que você espera passar como marca.
Pense em algo que chame a atenção e fique na cabeça, que seja fácil de memorizar e que não se confunda com outras marcas.
Lembre-se que o visual estará presente em toda a trajetória da marca, por isso, é importante que represente bem para que não pareça desconexo à ideia que a marca passa.
4. Marketing de conteúdo e campanhas
Investir em publicidade, marketing de conteúdo e campanhas é uma boa estratégia de branding. Estar nos canais de televisão ou internet é essencial para alcançar consumidores e também reforçar sua marca e não deixar que se esqueçam dela.
5. Conhecer o público alvo
Não tem forma melhor de começar com algumas estratégias de branding senão com a atenção voltada ao público alvo. Se você não conhece a persona que quer alcançar com a sua marca, como poderá preparar anúncios, por exemplo, que prendam a atenção? É importante conhecer o cliente ideal que consumirá sua marca para poder, com mais facilidade, chegar até essas pessoas.
6. Treinamento
Ter uma equipe bem treinada faz toda a diferença. Os funcionários responsáveis por auxiliar e atender aos clientes devem corresponder às expectativas da empresa, visto que eles funcionam como um cartão de visita. Aquele atendente muitas vezes funciona como um intermediário entre a empresa e o cliente, por isso é importante garantir que a experiência seja boa para ambos os lados. Vale a pena investir em um treinamento personalizado nesse momento.
7. Funcionários satisfeitos
É como dizem: funcionário satisfeito é o primeiro a divulgar e defender a empresa para qual trabalha. Os empregados são quem formam a empresa, são tão importantes quantos os clientes e devem ser considerados em todo o momento. Às vezes, não é necessário ir tão longe em uma estratégia de branding, a gestão interna também é importante!
8. Rede sociais
Estar online nas redes sociais é indispensável nos dias de hoje. Essa é uma das estratégias de branding perfeita para quem busca um público mais jovem e antenado. Além disso, que empresa não tem redes sociais verificadas? Passa mais credibilidade àqueles consumidores que ainda não conhecem seu trabalho. Fora isso, é um meio de comunicação rápido!
9. Ouça o consumidor
É importante ressaltar que a construção da sua marca demanda tempo e a participação do povo. Você busca passar uma imagem, mas é essa a imagem que está chegando ao seu público alvo? Não é tarde para ajeitar as coisas e remodelar sua marca.
Ouça seus consumidores, entenda o que eles precisam e leve isso ao planejamento. Se algo não saiu como o esperado, veja como pode melhorar.
Ademais, o público quer se sentir parte da família, mostre que eles importam e são ouvidos. Fazer pesquisas, por exemplo, é um ótimo jeito de ouvir quem está consumindo.
Indicação de leitura: Como criar conexão com os clientes
Por que é importante?
Depois de tudo o que vimos aqui, fica fácil entender como é importante planejar algumas estratégias de branding, não é? Mas vamos relembrar os motivos…
- Sua marca ganha visibilidade no mercado em que atua;
- Produzir conteúdo e interagir nas redes sociais fica mais fácil;
- Campanhas de marketing são planejadas com base na identidade da marca;
- A identificação do consumidor com a marca traz fidelização de clientes;
- As estratégias de branding ajudam a diferenciar (e destacar!) a sua marca da concorrência.
CRM e branding
Como conseguir, de forma rápida e segura, gerenciar tantos dados para garantir estratégias de branding com ótimos resultados? O vai te ajudar nessa!
Essa ferramenta é ótima, pois armazena automaticamente todos os dados dos clientes e seus históricos com a empresa. Assim, fica bem mais tranquilo de lidar com todos os consumidores.
Com esse recurso, você pode entender o que os clientes pensam a respeito da sua marca e investir tempo e dinheiro em estratégias de branding que façam a diferença. Pode apostar no CRM porque ele será valioso para o seu planejamento.
Veja mais em: Software de CRM e o Método Clientar