O que Considerar para Automatizar Processos de Vendas

automatizar processos de vendas

Seja qual for a área de atuação da sua empresa ou a proporção que ela tem, é importante automatizar processos de vendas. Nos dias de hoje, é imprescindível a automação nas vendas. Isso te economiza tempo e, claro, dinheiro também. Além de diminuir a quantidade de erros também.

No entanto, lembre-se de que não essa é uma tarefa tão fácil. Ter o seu negócio

automatizado requer uma lista de afazeres que devem ser cumpridas, e também alguns

pontos que devem ser considerados antes de qualquer coisa.

Mas não se preocupe porque vamos te ajudar a entender o que você deve considerar para automatizar processos de vendas!

Nesse artigo veremos:

  1. O que é automação de vendas
  2. Por que é importante automatizar processos de vendas
  3. O que considerar para automatizar
  4. Como automatizar os processos de vendas
  5. CRM de Vendas na automação

O que é automação de vendas

A automação de vendas é o uso combinado de sistemas e tecnologias que visam agilizar o processo de vendas e, também, armazenar a maior quantidade possível de dados dos clientes.

A principal ideia de se ter um processo automatizado é justamente minimizar a necessidade de um trabalho manual. A presença de um funcionário é praticamente desnecessária, fazendo com que ele possa se dedicar a outras tarefas mais importantes e/ou precisas.

Um funcionário, antes responsável por enviar e-mails, não precisa mais se preocupar em ter que cumprir essa tarefa escrevendo e encaminhando um por um até finalizar a imensa lista de clientes da empresa.

Com o processo automatizado, os e-mails são rápida e simultaneamente enviados para todos num piscar de olhos. Dessa forma, aquele funcionário usa seu tempo e foco apenas para responder possíveis dúvidas, por exemplo, que é algo mais específico e que mereça maior atenção.

Vale lembrar que não necessariamente você está substituindo o trabalho manual por um automático. A automação no processo de vendas também é usada para ajudar nas tarefas, servindo como um suporte para os funcionários e equipes.

Leia mais em: Automação em vendas: quais as vantagens?

Por que é importante automatizar processos de vendas?

Agora que entendemos melhor o que é uma automatização de processos de vendas, vamos discutir a importância de se fazê-lo na sua empresa.

Separamos em tópicos para facilitar a explicação.

  • Agilidade – um processo automatizado é rápido e prático. Tanto o cliente quanto a empresa terão seus problemas resolvidos rapidamente, assim, ninguém “perde” tempo;
  • Foco no que mais importa – a equipe de vendas tem mais tempo para se dedicar ao atendimento dado aos clientes, podendo realizar um atendimento personalizado e mais adequado à situação e necessidade que o cliente exija;
  • Ciclo de vendas curto – se são necessárias várias etapas feitas uma a uma manualmente, com o auxílio de um sistema automático, você pode realizar as mesmas tarefas simultaneamente, ajudando a encurtar seu ciclo de vendas;
  • Monitoramento em tempo real – as máquinas e os sistemas não param de armazenar dados, nem de trabalhar. O tempo todo, a qualquer hora do dia, você pode checar como andam os resultados das suas vendas;
  • Conversação entre equipes e setores – com o processo automatizado, é muito mais prático e rápido de se armazenar dados e também repassá-los aos colegas de trabalho, sem precisar ir de porta em porta entregar pastas de arquivos e planilhas impressas;
  • Redução de custos – uma vez que você adquiriu um sistema ou software para automatizar o processo de vendas, não é mais necessário gastar dinheiro com ele.
  • Diferentemente de um funcionário, por exemplo, que recebe seu salário mensalmente;
  • Controle preciso – esquecer de atualizar o estoque ou preços dos produtos é, infelizmente, muito comum, mas isso pode ser evitado quando se automatiza o processo;
  • Aumento de produtividade – as tarefas são cumpridas rapidamente e com eficiência, fazendo com que se produza muito mais;
  • Alcance maior – a automação no processo de vendas é capaz de encontrar mais facilmente leads e contatá-los;
  • Equipe mais motivada – com uma ajudinha extra, a sua equipe de vendas trabalhará sem sobrecargas e com mais tranquilidade;
  • Evita erros – o processo, quando automatizado, quase não apresenta erros ou falhas que antes podiam passar despercebidos por olhos humanos.

Esses são alguns dos benefícios que se pode ter ao optar por automatizar o processo de vendas na sua empresa.

Indicação de leitura: Processos de vendas automatizados

O que considerar para automatizar

Bom, já podemos partir para o tema desse artigo. O que considerar para automatizar

processos de vendas?

Antes de sair por aí querendo automatizar tudo, tenha em mente que você deve planejar, entender a sua empresa e suas equipes e deve analisar.

Veja alguns indícios de que você precisa de um processo de automatização nas suas

vendas:

  • Sua equipe está sempre correndo com todos os afazeres, como se nem todo o tempo do mundo fosse ajudar a resolver tudo;
  • Os dados dos clientes não são salvos e ninguém sabe a melhor hora de retomar o contato com um cliente ou quais as suas preferências baseadas no seu histórico de compras;
  • As vendas despencam porque não há informações relevantes para que as ofertas feitas aos leads sejam eficientes e condizentes com seus perfis;
  • Cada setor trabalha de uma forma e com dados diferentes, gerando conflitos internos;
  • Está sobrando ou faltando estoque porque a empresa trabalha e vende em diferentes sites e plataformas e é difícil atualizar tudo ao mesmo tempo;
  • É perceptível que erros estão acontecendo com frequência e nem sempre é fácil de encontrá-los e corrigi-los;
  • O ciclo de vendas é muito longo, podendo ser até mesmo cansativo para o cliente e também para os funcionários.

Sugestão de leitura: O que São Vendas de Ciclo Curto?

Como automatizar os processos de vendas

Planejamento é a base para qualquer mudança no setor empresarial. Portanto, é necessário seguir algumas tarefas para automatizar o processo de vendas.

Lembre-se de que não é apenas inserir um sistema ou software, é preciso preparo, um bom treinamento e disciplina.

Aqui vão algumas dicas de como automatizar o processo de vendas:

  • Comece entendendo onde pode melhorar;
  • Entenda seu público e clientes, defina sua persona;
  • Organize as etapas;
  • Defina cronogramas e objetivos;
  • Qualifique sua equipe;
  • Coloque em prática;
  • Monitore;
  • Corrija possíveis erros e falhas;
  • Veja se está cumprindo os objetivos definidos;
  • Continue monitorando.

É sempre importante ter um acompanhamento para garantir que está correndo tudo bem.

Dessa forma, você evita que falhas se estendam e consegue seguir o caminho traçado sem se perder.

CRM de Vendas na automação

O CRM de Vendas é o aliado perfeito para quem quer automatizar os processos de vendas na empresa. Ele atende desde empresas de pequeno porte até as de grande porte.

Ademais, não importa a área na qual atua, o CRM será sempre bem-vindo.

O CRM, sigla para Customer Relationship Management, é responsável por armazenar todos os dados dos clientes e o seu histórico com a empresa.

Fica tudo bem organizado e centralizado. Qualquer equipe ou funcionário consegue acessar os dados e saber a melhor maneira de abordar o cliente, sabendo também se ele já adquiriu algum produto ou serviço e quais as suas preferências.

Além disso, o CRM permite um acompanhamento em tempo real das vendas e um monitoramento preciso.

Não deixe de conferir nossos artigos indicados! E lembre-se de que automatizar processos de venda é uma oportunidade de ouro no mundo dos negócios.

Dica de leitura – 7 Perguntas sobre o Software de CRM 

E-books

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