Como Organizar as Vendas no Excel
Organizar as vendas no Excel nada mais é do que um processo, no qual estão listados os cadastros do clientes e processos de venda realizados. Esse processo colabora na gestão do negócio e pode ser feito por meio de planejamento, planilhas, inclusão de metas e elaboração de relatórios completos.
Ademais, aprender a como organizar as vendas no Excel ajudará a corrigir erros e alinhar resultados da empresa.
A quantidade de vendas tem impacto diretamente no setor financeiro. Em outras palavras, afeta também na maneira como o estoque será administrado e no contato necessário com fornecedores.
Com um controle de vendas ineficaz, problemas como desfalques no negócio, podem gerar falta de estoque, ausência de capital de giro e demais dificuldades na administração.
É por isso que investir em ferramentas que ajudam na gestão da empresa é fundamental para o aumento da produtividade.
Confira a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a entender como organizar as vendas no Excel!
- O que uma planilha de controle de vendas precisa ter?
- Como organizar as vendas no Excel?
- Motivos para utilizar a tecnologia a nosso favor
O que uma planilha de controle de vendas precisa ter?
Para que a planilha de controle de vendas seja eficaz na resolução de conflitos e você consiga organizar suas vendas no Excel, é preciso que alguns elementos estejam anexados nela.
Por isso, o nível de faturamento, sugestões e críticas pertencem a lista. Além de outros índices de controle. Veja a seguir!
1. Total de vendas (por dia, semana e mês) para organizar as vendas no Excel
Este é o principal item da planilha de controle de vendas, visto que é a soma de tudo que sai da empresa. Caso possua uma equipe de vendedores, o ideal é acompanhar o que cada um está vendendo, até mesmo para avaliar os métodos de venda que funcionam e os que não dão resultado.
2. Ticket médio (cupons emitidos)
Antes de mais nada, o ticket médio é o total de vendas de período dividido pelas vendas do período passado.
Para saber, basta analisar os cupons fiscais da época escolhida. Essa opção é importante para verificar o aumento ou diminuição das vendas no prazo, facilitando a inserção de técnicas para elevar o consumo dos produtos vendidos.
3. Inclusão de metas para organizar as vendas no Excel
Você já sabe o quanto deseja alcançar de lucro? O dinheiro será suficiente para manter o fluxo de caixa? Conseguirá saldar todas as dívidas?
É de vital importância que na sua planilha de controle de vendas as suas metas estejam expostas para que se consiga manter equilibrar as finanças da empresa.
Para facilitar, divida a meta pelos dias de funcionamento do negócio. Assim, será mais simples acompanhar os resultados do mês e organizar as vendas no Excel.
4. Qualidade do serviço
O acompanhamento da satisfação dos clientes em relação ao serviço prestado ou produtos utilizados diz muito sobre o sucesso de uma empresa.
É interessante criar um formulário com pontos a serem avaliados pelos frequentadores do negócio. Além do mais, a conversa informal também pode fazer a diferença na gestão.
Leia também: Customer Experience – O que é?
Como organizar as vendas no Excel por planilha?
Caso você já possua prática com ferramentas eletrônicas, como Excel, montar sua planilha e organizar as vendas no Excel diariamente será mais fácil.
Para começar uma planilha no Excel, basta abrir o programa desejado e seguir os passos abaixo:
Passo 1: Abra um novo arquivo, digite “vendas” e pesquise. Dezenas de opções serão mostradas e você pode escolher a que mais se identifica com seu negócio.
Passo 2: Após o modelo desejado clique sobre ele. Uma prévia será mostrada, junto com uma descrição sobre a planilha. Se for isso mesmo que você deseja, clique e espere a planilha carregar.
Caso não seja este modelo, feche e volte à galeria para procurar uma mais adequada para o seu negócio.
Passo 3: Com a planilha aberta, entenda como funciona, delete os dados existentes e adeque de acordo com sua necessidade. Assim, você analisará como os dados são inseridos e não fará nada errado.
Dica de leitura: Conceito de vendas – significado e práticas
Motivos para utilizar a tecnologia a nosso favor
A tecnologia é uma grande aliada das empresas em diversos quesitos. Entre eles, o crescimento dos resultados e produtividade. Logo, por que não utilizar esse bem em prol de um negócio, não é mesmo?
Desta forma, sabemos que softwares e planilhas são adequados, pois permitem a checagem e alteração dos dados de acordo com a necessidade do empreendedor, além de garantir o cálculo correto.
Alguns sistemas, inclusive, permitem o anexo de CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para verificação de validade. Este não é o caso das planilhas, que são meios mais simples de organização.
O fato é que a planilha de controle de gastos pode facilitar – e muito – a vida de uma administrador, já que é preciso inicialmente apenas preencher os relatórios com os dados semanais.
Falando nisso, este é o ideal: acrescentar diariamente ou semanalmente informações na planilha para que ela fique sempre organizada.
Nunca deixe o trabalho ser acumulado porque o tempo perdido para organização dos dados será muito maior que o indicado, fazendo com que erros possam ser mais comuns.
Os resultados de uma planilha são úteis no negócio para avaliação, modificação e até mesmo multiplicação dos resultados de um período.
Por fim, com essas dicas e modelos disponíveis gratuitamente na internet, será super possível ter maior controle sobre seu negócio. Portanto, não hesite e comece a colocar em prática desde já.
Lembrando que para organizar as vendas no Excel, é válido também utilizar um software de CRM, pois este sistema poderá te ajudar a fazer a melhor gestão de seus dados.
O CRM de vendas, também conhecido como Customer Relationship Management, é muito necessário para que as empresas saibam com quem estão lidando, à medida que as operações e o negócio como um todo se expandem.
A plataforma de CRM é capaz de aumentar a competitividade da sua empresa e aumentar a profissionalização da sua equipe comercial.
Independente da indústria ou nicho de mercado, a construção e manutenção de relacionamentos de qualidade com os clientes é um dos principais fatores para o sucesso. Toda interação de uma empresa com prospects ou clientes gera informação estratégica.
Para conseguir dar conta de tanto conteúdo que o mundo das vendas geram, é muito importante contar com soluções comerciais automatizadas. Afinal, elas ajudam a conhecer o público e, a partir disso, gerar propostas mais certeiras, vender mais, estruturar campanhas de marketing adequadas e aumentar a satisfação do consumidor.
O CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, basicamente, esse é o papel da ferramenta desde a otimização de atendimento até a realização de ofertas mais alinhadas com as expectativas dessas pessoas. Por consequência, o software CRM é uma ótima solução de vendas.
Não podemos deixar de mencionar que o sistema CRM é capaz de centralizar informações e automatizar alertas, ele permite que vendedores estejam sempre em posição de vantagem para realizar a oferta certa. Com isso, as chances de conversão são potencializadas ao máximo.
No nosso cotidiano, o software ajudará a manter o acompanhamento de um prospect, ou seja, um lead que foi capturado por alguma estratégia, como o Marketing de conteúdo.
Perceba que há várias alternativas que podem te ajudar a organizar as vendas no Excel e uma delas é o software CRM!
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