Dale Carnegie – Biografia e Legado
Um dos teóricos mais importantes e com grande influência até os dias atuais é Dale Carnegie. É graças a ele que diversos conceitos da publicidade e do marketing foram desenvolvidos!
Hoje em dia estamos muito imersos nos conceitos de marketing digital, afinal, estamos sempre em busca dos melhores resultados em vendas.
Esses conceitos de marketing digital já estão tão enraizados em nosso comportamento que acabamos esquecendo quem foram seus criadores ou até mesmo em qual contexto foram utilizados pela primeira vez.
Da análise SWOT até o conceito de Inside Sales: todos esses tornam-se presentes em nossas rotinas e poucas vezes nos atentamos às suas origens. O que muitas vezes não sabemos é que algumas das teorias mais modernas e utilizadas nos dias de hoje foram criadas no início do século passado, por exemplo.
Conhecer a nossa história faz parte do processo de aprendizagem e de evolução. Isso permite que sejamos capazes até mesmo encontrar paralelos com situações que estamos vivendo no momento presente.
Conheça mais a respeito da história e legado de Dale Carnegie!
- Biografia de Dale Carnegie
- Legado de Dale Carnegie
Biografia de Dale Carnegie
Dale Carnegie, nascido em 24 de novembro de 1888, era filho de humildes fazendeiros, Amanda Elizabeth Harbson e Willians James Carnagey, originários de uma pequena cidade no Missouri, na região central dos Estados Unidos.
Dale Carnegie nunca se contentou com a vida pacata e muito comum daquele lugar. O seu maior interesse sempre eram os estudos, logrando graduar-se na Faculdade Estadual de Warrensburg.
Casou-se, mas divorciou-se em 1931, tendo um segundo casamento em 5 de novembro de 1944 com Dorothy Vanderpool, que já tinha duas filhas do seu primeiro casamento.
Dale Carnegie trabalhou como comerciante. No começo, vendia cursos por correspondência para pecuaristas da região para, em seguida, trabalhar para a Armor & Company, empresa de empacotamento de carnes. Foi ali, no início da década de 1920, que Dale Carnegie começou a se destacar e se tornou o melhor vendedor da companhia.
Foi com essa experiência adquirida como representante da Armor & Company que Dale começou a escrever alguns livros sobre maneiras de se expressar em público.
Ademais, ele passou a oferecer cursos para outros vendedores que tivessem interesse em melhorar sua comunicação na frente de outras pessoas e conseguir resultados mais eficientes.
Os cursos eram ministrados em sua própria escola, a Dale Carnegie Training, a qual foi fundada em 1912, por conta da sua experiência como vendedor.
A escola é referência na formação, na preparação e no aprimoramento de características de liderança. O sucesso dessa escola foi tanto que 90 países contam com uma sede dela, inclusive o Brasil, no Rio de Janeiro.
Em 1936 escreveu seu livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, obra que foi traduzida para várias línguas, e até os dias de hoje, é considerada uma grande referência dentro do mundo das vendas.
Em 1955, quando já tinha 66 anos, já morava no estado de Nova Iorque, Carnegie veio a falecer devido a uma doença conhecida como Linfoma de Hodgkin.
Leitura Complementar: O que é comunicação não violenta e como usar para vender mais?
Legado de Dale Carnegie
Ainda que seja muito conhecido por conta de uma de suas obras, o sucesso de Dale Carnegie vai muito além de apenas uma obra. Já que foram mais de 50 milhões de cópias vendidas (traduzidas em mais de trinta línguas) dos seus principais livros.
Todas as suas obras, ainda que sempre representadas por diferentes perspectivas, têm em comum um único ponto: a importância do relacionamento interpessoal.
Venha com a gente conhecer mais sobre o que pensava esse gênio das vendas e se surpreenda com o conceito de cada livro.
1. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios (1926)
Esse é o terceiro livro publicado em um período de 15 anos, essa obra ainda está muito relacionada ao início da carreira de Dale Carnegie. Dessa forma, o objetivo é mostrar como um vendedor deve se portar em público para conquistar e divertir os seus consumidores para fechar mais vendas.
Parte relevante do conceito de Inbound Marketing está diretamente relacionado ao interesse genuíno pelo outro. Visto que, por muitos anos, as estratégias adotadas eram de apresentar os seus produtos e serviços de maneira direta, separando suas soluções das tarefas e problemas cotidianos das pessoas.
Com as ações de Inbound, porém, a ideia é justamente o contrário: conquistar, aos poucos, a confiança do consumidor e mostrar como sua empresa pode solucionar algum problema daquele cliente.
Com uma abordagem sempre muito personalizada, o foco principal é construir uma relação duradoura e que, de fato, consiga ajudar o outro.
2. Lincoln – O Desconhecido (1932)
Fugindo do seu estilo de escrita, Dale Carnegie começou a ler artigos sobre o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, e ficou fascinado com a sua história.
Decidiu, então, escrever a biografia sobre o presidente que comandou o país durante a Guerra Civil Americana, além de ter ficado conhecido por ter abolido a escravidão nos Estados Unidos.
3. Como fazer Amigos e influenciar pessoas (1936)
Esse livro sem sombra de dúvidas é o maior sucesso da carreira de Carnegie, ele é utilizado até hoje como referência para aproximar relações interpessoais. O autor notou que os homens de negócios mais bem-sucedidos eram justamente os que mais bem se relacionavam com outras pessoas.
E que o sucesso não necessariamente estava relacionado ao conhecimento técnico, por exemplo.
Seja na hora de criar uma persona para direcionar a suas ações e estratégias ou ao utilizar o nome do cliente em seus disparos de e-mail marketing, estabelecer um bom relacionamento com seus consumidores é fundamental para o sucesso do Marketing Digital.
Esse conceito parece tão moderno, né? Muito se fala sobre a experiência do cliente, pensando que é algo que surgiu com a atualidade, entretanto, esse conceito foi elaborado no início do século passado.
Por muitos anos, os usuários procuravam as marcas, porém o consumidor atual exige um comportamento diferente das empresas.
Por isso, estabelecer uma relação saudável ao conhecer as dores e desejos dos clientes é uma forma eficiente de transformar as suas ações em resultados positivos para o seu negócio.
Ficou claro, portanto, qual é o impacto que alguns dos conceitos criados por Dale Carnegie em relação ao Marketing Digital. Por mais que essas teorias tenham sido formuladas entre as décadas de 1920 e 1950, elas são até os dias atuais, de suma importância para a eficiência de algumas das estratégias mais comuns no marketing.
Hoje, por exemplo, é cada vez mais importante oferecer um produto, serviço e comunicação personalizados para seus clientes. Técnicas essas que já eram utilizadas e ensinadas por Dale Carnegie durante toda a sua carreira.
Evidências que apenas ressaltam a importância dos conceitos e teorias criados por esse autor.
4. Como evitar preocupações e começar a viver (1948)
A última obra publicada por Carnegie, essa obra é tratada como uma referência muito importante quando o assunto é formação de autoestima e motivação ao longo da vida profissional.
Esse livro mostra algumas técnicas de como viver uma vida mais saudável e gastar menos energia com algumas preocupações desnecessárias.
Assim, o legado deixado por Dale Carnegie se perpetua e continua auxiliando muitos vendedores a encantar seus clientes e aumentar suas vendas.
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