MVP – O que é?

MVP

Algumas pessoas possuem o empreendedorismo em seu DNA, e é essencial que elas estejam por dentro de todas as técnicas e procedimentos que as grandes empresas utilizam, uma delas é o MVP.

Nós preparamos esse artigo para explicar o que é essa ferramenta e te ensinar como ela pode auxiliar na validação da proposta de valor durante o desenvolvimento de novos produtos.

Hoje você irá aprender tudo sobre os seguintes tópicos e ao final do artigo estará pronto para aplicar a técnica em sua empresa. Boa leitura!

  • O que significa MVP e qual a sua função?
  • Conheça os 5 principais tipos de MVP
  • Como criar e melhorar seus MVPs
  • 3 cuidados essenciais para serem considerados
  • MVP: exemplos de sucesso

O que significa MVP e qual a sua função? 

O MVP, minimum viable productmínimo produto viável -, é a maneira de testar as ideias do seu negócio para conferir a sua viabilidade, com o mínimo de investimento financeiro e de tempo, mas que seja capaz de entregar os mesmos benefícios do produto final.

O conceito, que foi desenvolvido por Eric Ries, é baseado em diversas experimentações que são apresentadas a um seleto grupo de pessoas, evitando o desperdício de tempo e dinheiro das empresas, principalmente de startups.

Confira algumas finalidades que a ferramenta possui:

  • Validar um modelo de negócios: é ideal para compreender se determinado produto será útil para resolver as dores do público-alvo;
  • Conhecer o mercado: durante o processo, é muito provável que você identifique novos desafios que não tinha considerado anteriormente;
  • Novos parceiros: a ferramenta é perfeita para fechar novas parcerias para o seu negócio e conquistar um maior número de vendas;
  • Obter investimentos: diversos investidores de risco “compram” ideias no estágio de MVP.

Leitura complementar: Software CRM – Controle Total das suas Vendas

Conheça os 5 principais tipos de MVP 

Neste tópico iremos falar sobre os tipos de MVP que você pode utilizar em seu negócio. Continue lendo para saber mais:

1. Concierge: Esse modelo é realizado de maneira manual, proporcionando uma escalabilidade limitada e diminui consideravelmente a complexidade dos processos, além de fornecer um guia personalizado.

2. Funcional: Necessita de um profissional qualificado na área de programação e utiliza a tecnologia para automatizar os processos da empresa.

3. Mágico de OZ: As automações são realizadas de maneira manual nesse tipo de MVP, porém ele proporciona pelo menos a interface de soluções pronta e é muito utilizado no desenvolvimento de softwares, por exemplo: softwares CRM.

4. Protótipo: É o mais indicado para ser utilizado no desenvolvimento de produtos físicos com maior complexidade (smartphones, automóveis, eletrônicos e outros). Aqui a interação entre o usuário e o protótipo é analisada cuidadosamente.

5. Duplo: Nada mais é do que quando determinada empresa lança dois MVPs , de modo simultâneo, e analisam qual deles conquistou os melhores resultados. A partir disso, pode-se aperfeiçoar o produto de modo mais assertivo.

Como criar e melhorar seus MVPs

Agora que você já sabe o que significa, qual a função e os principais tipos de MVP, que tal aprender a criar o seu? Confira algumas dicas que irão te ajudar neste processo:

  1. Defina uma proposta de valor

É essencial que seu MVP tenha uma proposta de valor bem definida e ele deve responder algumas perguntas para que o teste seja eficiente e realista, como:

  • Por que o público precisa do meu produto?
  • Quais soluções ele oferece?
  • Como o público vai utilizá-lo?
  • Por que o público vai escolher o meu produto e não de outros concorrentes?
  • O que realmente agrega valor ao meu produto?
  1. Identifique as dores e desejos do público-alvo

Não faz sentido desenvolver um produto que não supra nenhuma dor ou desejo do consumidor. É essencial que você entenda as necessidades do público para ofertar as melhores soluções.

  1. Escolha o público-alvo correto 

A persona para o teste de MVP deve ter as mesmas características que o público-alvo da empresa, para que os resultados sejam coerentes.

  1. Determine o período dos testes do MVP

Optar por um período curto demais pode não gerar as respostas suficientes, assim como um tempo muito longo pode prejudicar o lançamento do seu produto no mercado.

  1. Crie o seu MVP de forma ágil e barata

O seu MVP deve ser lançado de maneira rápida e com baixo custo. Algumas formas de fazer isso são através de:

  • Landing Pages: você pode colocar seu discurso de venda, como funciona seu produto ou serviço, quanto ele custa e coleta os dados de pessoas interessadas em contratá-lo (leads).
  • Redes sociais: Os grupos de compra e venda no Facebook, por exemplo, são uma ótima forma de criar um MVP.
  1. Teste a resposta do mercado

O teste é muito importante pois trata-se da aprovação – ou não – do seu produto no mercado. No momento dos testes existem duas etapas, a alpha e a beta.

  • Alpha: testes com público menor e controlado, onde você escolhe as pessoas que participarão do teste;
  • Beta: aqui os usuários do produto são mais gerais e simulam o público-alvo normal.
  1. Interprete os feedbacks

Os feedbacks dos usuários devem ser interpretados, considerando os dados e avaliando se o produto está pronto para ser lançado, quais modificações são necessárias ou se a ideia não deve ser levada para frente.

  1. Aplique as alterações no MVP

O último passo é aplicar todas as alterações necessárias em seu produto para que ele seja lançado no mercado no momento correto e da melhor maneira.

3 cuidados essenciais para serem considerados

Como toda e qualquer ferramenta, o MVP também precisa de alguns cuidados que devem ser considerados durante o processo. Confira os 3 cuidados essenciais que você precisa ter:

  • Atenção com público muito grande

Buscar um público muito grande pode trazer diversos problemas, caso você perca o controle dos testes as pessoas podem ter uma má impressão e isso impactará diretamente no resultado das vendas durante o lançamento.

  • Estender demasiadamente o tempo de teste

O período de testes deve ser utilizado – de maneira estratégica – para avaliar o feedback do público e encontrar os pontos de melhoria do seu produto. Estender por muito tempo os testes pode entregar de bandeja sua ideia para os outros empreendedores.

  • Ignorar os feedbacks

Jamais ignore os feedbacks recebidos durante o MVP, eles serão de extrema importância na hora de desenvolver as soluções necessárias para o seu produto.

MVP: exemplos de sucesso  

Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, que tal conferir alguns exemplos de sucesso no mercado para se inspirar? Continue lendo para descobrir.

  • Twitter: no início era uma plataforma com um produto muito simples, baseado no sistema de SMS que as operadoras e smartphones possuem. Com o passar do tempo, a programação do site tornou- se cada vez mais sofisticada.
  • Groupon: as promoções eram postadas manualmente e quando alguém se inscrevia em determinada oferta, a equipe responsável gerava um documento PDF e enviava por e-mail.
  • Dropbox: a plataforma produziu um MVP em vídeo para receber o feedback dos clientes, o objetivo era mostrar todas as funcionalidades do produto e ver se a solução era aceita pelo público.

Grandes empresas, que hoje são reconhecidas mundialmente, no início utilizaram a ferramenta do MVP para testar seus produtos, ter mais segurança para o lançamento dos mesmos e consequentemente aumentar o número das vendas.

Que tal voltar alguns investimentos para essa estratégia e parar de desperdiçar seu tempo (e dinheiro)? Agora que você já conhece mais sobre o assunto é hora de colocar os ensinamentos em prática. Boa sorte!

E-books

Vídeo Bônus – O que é o MVP?

Compartilhe