7 motivos para implantar um sistema de CRM
Implantar um sistema de CRM se tornou um fator importante a gestão de vendas nos últimos anos.
Os negócios em geral são dependentes de diferentes recursos, que representam requisitos em alguns casos, e facilitadores em outros.
Assim, grande parte das operações, bem como o nível de produtividade alcançado, estão atrelados às ferramentas aplicadas.
Pensando nisso, é importante saber com precisão os benefícios que o sistema de CRM pode trazer para sua empresa.
Isso dependerá de identificar os processos nos quais intervir e te ajudará a definir a abordagem mais adequada.
Vejamos sete aspectos que podem auxiliar nessa etapa e que mostram porque implantar o sistema de CRM em sua empresa.
- O CRM online contribuirá na automação dos processos
- O sistema de CRM faz a integração entre os setores
- Implantar im sistema de CRM aumenta a satisfação dos seus clientes
- O CRM online simplifica o acesso às informações
- O sistema de CRM protege Seus Dados
- O sistema de CRM agiliza (em muito…) a comunicação
- A tecnologia e a gestão no Século XXI
1. O CRM online contribuirá na automação dos processos
Um dos principais motivos para implantar o CRM online em sua empresa é a automação de processos.
Em quaisquer das áreas de negócio é possível aplicar ferramentas e recursos que contribuam em termos de controle e produtividade.
Buscando de forma criteriosa você encontrará programas e aplicativos que otimizem, por exemplo:
- seus processos de vendas,
- financeiros,
- gerenciamento de estoque, e;
- marketing.
Assim, você não tem desculpas para permanecer desenvolvendo suas atividades de forma obsoleta.
2. O sistema de CRM faz a integração entre os setores
Outro aspecto essencial à gestão no Século XXI e que pode ser facilmente alcançado por meio de ferramentas tecnológicas, como ERP’s é a integração setorial.
Trata-se de um fator que garante a visão sistêmica do negócio, assegurando um controle cruzado das atividades.
Dessa forma você será capaz de tomar decisões abrangentes e condizentes com a realidade de todo o negócio.
Por meio de bases de dados conjuntas e de combinações de informações você terá uma interface consistente da organização.
3. Implantar um sistema de CRM aumenta a satisfação dos seus clientes
Um tipo de recurso tecnológico que está em alta na atualidade é o sistema de CRM.
Trata-se de um software focado no sucesso do cliente e que trabalha com a gestão de todas as etapas que envolvem qualquer tipo de contato com seu público.
Dessa forma você terá à mão tudo o que é necessário para manter seu negócio apontado para o que realmente importa.
Além de ser ótimo para tal finalidade, o seu CRM online pode ser facilmente integrado com outros sistemas de gestão empresarial.
Dica de leitura – Gestão do relacionamento com o cliente
4. O CRM online simplifica o acesso às informações
Outro fator com o qual o sistema de CRM possui grande contribuição é a experiência do usuário.
A maior parte das ferramentas é projetada para facilitar o acesso às informações que apresenta, tornando tudo mais intuitivo e direto.
Na gestão de negócios, por exemplo, é muito simples criar gráficos, dashboards e controles de indicadores comerciais, dependendo do software escolhido.
Dessa maneira você terá uma fotografia fiel da empresa de maneira ágil e completa.
5. O sistema de CRM protege Seus Dados
Um dos aspectos mais importantes da atualidade em relação à tecnologia da informação é a proteção de dados.
Através dela você manterá tudo devidamente armazenado e disponível apenas para quem deve de fato ter acesso a cada coisa.
Além disso, você poderá, por meio de estratégias de vendas variadas, criar formas de proteção contra qualquer tipo de perdas ou exposições externas.
Dessa maneira você terá a tranquilidade de que os dados da sua empresa permanecem seguros e devidamente restritos.
Além de economizar amplamente com a busca e a recuperação dos mesmos.
6. O sistema de CRM agiliza (em muito…) a comunicação
O último aspecto que queremos destacar sobre as vantagens de implantar o sistema de CRM em sua empresa é a agilidade da comunicação.
O fluxo de dados em seu negócio representa uma questão de grande peso, especialmente em perspectivas de longo prazo.
Assim, o uso de programas que agreguem e distribuam informações de maneira eficiente é uma medida que reverbera em toda a estrutura, trazendo ganhos inestimáveis em termos de produtividade.
Dica de leitura – Como melhorar a comunicação corporativa na sua empresa
7. A tecnologia e a gestão no Século XXI
Os aspectos aqui apresentados são apenas alguns dos muitos que podem representar uma evolução para a gestão do seu negócio.
A ideia central é investir seus recursos em formas elevar a produtividade, centralizar suas informações e automatizar processos.
Isso tem se tornado cada vez mais intuitivo e levado a resultados cada vez mais consistentes.
Dessa maneira, analise os gaps do seu negócio e avalie a fundo tudo o que pode ser aprimorado, além das diversas soluções disponíveis.
Lembre-se que investir em um sistema de CRM não se trata de um custo, mas de um investimento no principal fator competitivo da atualidade.
Leia também – Quanto custa o CRM?
Como a implementação de um CRM pode ajudar na melhoria do processo comercial?
De modo geral, um software CRM funciona como um banco de dados. Assim, por meio dele é feita a coleta, o armazenamento e a análise de informações relevantes sobre os clientes.
A partir da implementação de CRM, será possível elaborar e ter uma visão mais assertiva do seu processo de vendas, além de entender como cada cliente se comporta nas variadas etapas da jornada — que vão desde a prospecção até o pós-venda.
Ainda, a implementação de um CRM possibilita manter o histórico de relacionamento do cliente com a empresa, além de informar em que fase do funil de vendas ele se encontra.
Desta forma, o time comercial consegue fazer os ajustes necessários para que ele avance com maior agilidade até o fechamento da venda.
Curiosidade: O CRM mostra também o tempo que os clientes costumam demorar em cada etapa do processo comercial. Portanto, é possível intervir de modo a evitar que o cliente perca o interesse pela solução oferecida.
Como implantar o CRM na empresa em cada etapa do processo comercial
Para saber a hora certa de implantar um sistema CRM, é necessário analisar os pontos críticos do cenário atual da empresa, seja em relação à dificuldade de acesso às informações ou devido a falta de integração entre os setores.
Conheça as funções da ferramenta para que ela possa atingir suas expectativas da melhor forma.
Abaixo, listamos como exemplo um processo comercial composto por 5 etapas:
- Prospecção
- Qualificação
- Apresentação e follow-up
- Fechamento
- Pós-venda
A seguir, detalhamos como isso é feito em cada uma dessas etapas, confira:
1. Prospecção
Na prospecção, o software de CRM deve atuar na coleta dos dados do lead oferecidos voluntariamente pelos potenciais clientes.
Para isso, é fundamental que os campos da plataforma de CRM estejam de acordo com aquelas informações que a sua empresa realmente precisa levantar para permitir que a etapa seguinte possa ser feita com a máxima agilidade.
2. Qualificação
Uma vez com a posse das informações, o CRM ajudará o vendedor a verificar se há compatibilidade entre as necessidades do cliente em potencial e a solução oferecida pela empresa.
É momento de entender, também, se o lead está realmente dentro do seu ICP (perfil de cliente ideal) e de aplicar técnicas de qualificação.
Desta forma, será possível priorizar aqueles leads mais quentes, que precisam ser trabalhados imediatamente por um representante comercial e, eventualmente, aqueles mais frios, que podem ser qualificados por alguma automação.
3. Apresentação e follow-up
Na etapa de apresentação e follow-up, busca-se apresentar a solução para o cliente, sempre se preocupando em demonstrar valor e diferenciais da solução.
O CRM deve ser utilizado para orientar a argumentação dos vendedores, considerando os aspectos que os potenciais clientes consideram mais relevantes e também seus perfis e histórico de interação.
Também nesta etapa, é essencial que o vendedor abasteça o sistema de CRM com todas as informações, argumentos e objeções que surgirem na reunião de vendas.
Assim, se as etapas seguintes forem tocadas por outras pessoas, haverá um histórico no qual basear a conversa para que seja mais produtiva.
4. Fechamento
Já na etapa do fechamento da venda, o CRM de vendas é utilizado para indicar se o cliente já tem as informações necessárias para tomar sua decisão de compra.
O CRM pode mostrar, inclusive, se esse é um fechamento que pode ser acelerado ou não, levando em conta o orçamento, o poder de decisão e até mesmo o perfil do potencial cliente.
5. Pós-venda
Por fim, no pós-venda, o CRM auxilia no follow-up e em todo o início de relacionamento das interfaces de suporte.
A intenção é garantir que o cliente tenha uma experiência positiva com a solução adquirida, desde a primeira interação, para reduzir a probabilidade de cancelamento no futuro.
O follow-up também pode ser usado na qualificação para evitar que o potencial cliente fique estagnado e deixe de avançar para o fechamento.
Com a estratégia correta, foco e persistência para alcançar os objetivos, a implantação de uma solução de CRM trará ótimos frutos para sua relação com os clientes, além de aumentar suas vendas e seu ticket médio.
Escolher a solução certa de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é crucial, mas essas etapas são importantes para que tudo funcione da melhor forma para o seu negócio.
Quer você esteja substituindo o CRM ou seja um usuário iniciante, sua estratégia de implementação é fundamental.
Hoje em dia, um CRM é o centro de todas as atividades voltadas para o cliente, e existem soluções para todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor.
Com o CRM certo, sua empresa pode fornecer comunicações oportunas, automatizadas e direcionadas aos clientes para personalizar a jornada do cliente.
Trabalhar com uma ferramenta que eleva a experiência do cliente (CX) avança o processo de vendas, atendimento ao cliente e retenção. A comunicação entre os departamentos também melhora com o acesso oportuno às informações.
Envolver as vendas é tão importante quanto envolver marketing, atendimento ao cliente e todas as outras funções voltadas para o cliente. Se o seu CRM não funciona para todos os departamentos, isso pode ser um problema para toda a empresa.
Como escolher o CRM certo?
Os CRMs de hoje são altamente configuráveis, mas, a menos que você não tenha um entendimento completo das necessidades do seu negócio, não fará a escolha certa.
Lembre-se de considerar e avaliar os CRMs que seus concorrentes usam atualmente e avalie seus prós e contras.
A implementação de CRM bem-sucedida provavelmente ajudará sua empresa a obter:
- Aumento na cota de vendas.
- Melhor relacionamento com o cliente.
- Melhor retenção de clientes.
No entanto, obter esses benefícios de implementação exige-se muito esforço e investimento.
Portanto, se você deseja aplicar práticas de implementação comprovadas ao seu projeto, obter assistência profissional de especialistas em CRM e ter acesso a um software que possa suprir todas as suas demandas, então, entre em contato conosco.
O resultado dessa parceria será sem dúvidas o aumento de vendas, produtividade e a satisfação do cliente dos seus clientes.
Nossa equipe da Clientar estará pronta para atendê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas!
Conclusão
Entendeu por que implementar um software CRM pode ser fundamental para escalar ainda mais o seu core business?
Como vimos, são várias opções no mercado, para todos os portes, orçamentos e ciclos de vendas. Mas E você? Já escolheu o sistema ideal para a sua empresa?
Deixe aqui nos comentários quais desafios você precisa superar em seu modelo empresarial atual!