Nos últimos anos temos passado por diversas transformações tecnológicas, de maneira acelerada. As empresas tiveram que se adaptar e os profissionais também. Hoje em dia, diversas empresas vêem a necessidade de ter uma equipe de TI em meio aos seus funcionários. O profissional de TI tornou-se peça essencial no desenvolvimento dos negócios.
A área de tecnologia da informação tem impacto diretamente nessa nova dinâmica de transformações, aceleração e inovação. TI era apenas suporte, agora é desenvolvimento.
Afinal, o que é um profissional de TI ?
A área de Tecnologia da Informação é multidisciplinar. Ela abrange o funcionamento e manutenção de várias operações tecnológicas.
Existem muitas áreas de atuação para o profissional que escolhe uma Carreira em TI. A pessoa recém formada, geralmente, escolhe o segmento de mercado que ela mais se interessa: programação, software, suporte técnico, área acadêmica, segurança da informação, e-commerce, etc.
A realidade é que atualmente um profissional de TI em uma empresa tem um papel muito mais estratégico. Ele dá suporte a tecnologia da empresa, mas também precisa estar focado no desenvolvimento e inovação. Para exercer esse papel de propulsor dos negócios é interessante ele estar em contato direto com o time de Vendas.
Vendas e TI
Essa parceria entre TI e Vendas pode parecer inusitada. Mas ela é uma estratégia inteligente que faz todo sentido.
Os processos hoje em dia estão cada vez mais automatizados. Os vendedores precisam que as pessoas conheçam o produto ou serviço a ser vendido, que tenham meios para encontrá-lo e que o achem mais avançado que o dos seus concorrentes.
Leia também – O que um CRM pode fazer pela sua empresa?
É aí que o time de TI deve agir ativamente. O profissional de TI pode entender quais são os gargalos do Time de Vendas e usar a tecnologia a favor disso. Seja melhorando o produto, a interface do site, os processos, a experiência, etc.
Além disso, é sempre interessante estreitar a relação das equipes de uma empresa. Se o time de TI estiver mais por dentro das demandas do time de Vendas, ele consegue entender melhor as necessidades do negócio e gastar menos tempo com atividades secundárias e também evitar retrabalho.
Vantagens em ter uma equipe de TI
Uma empresa que não investe em tecnologia é uma empresa fadada a ficar para trás. Ela não consegue acompanhar a expectativa dos seus clientes nem o ritmo de crescimento dos seus concorrentes. Então, considerando que Tecnologia da Informação é um segmento que não dá pra ser menosprezado, podemos começar a pensar nessa equipe na prática.
Ter uma equipe de TI própria ajuda a minimizar os custos com a terceirização, além de evitar problemas de desalinhamento com o restante da empresa e garantir agilidade nos processos administrativos e operacionais.
A equipe de TI de uma empresa garante maior autonomia nas tomadas de decisão e na criação de identidade do negócio, visual e operacional.
Então já deu pra perceber que podemos citar várias vantagens em ter um equipe de TI na sua empresa, né? Para não restar dúvidas, vamos enumerá-las para você.
- Suporte Técnico: Essa é uma das funções mais conhecidas da área de TI. Tendo suporte técnico dentro da sua própria equipe você garante o bom funcionamento de máquinas e sistemas, consegue solucionar e prevenir problemas de maneira rápida, além de auxiliar em eventuais dificuldades dos outros colaboradores.
- Segurança dos Dados: Hoje, é muito comum as empresas utilizarem sistemas de nuvem para armazenar suas informações e arquivos. É uma forma de garantir que tudo estará salvo e que estará ao alcance de todos os funcionários. Mas segurança e privacidade também são importantes. E o profissional de TI são responsáveis por essa proteção.
- Maior Produtividade: Investindo em TI as empresas conseguem automatizar e agilizar processos. Por exemplo, programando sistemas e softwares.
- Inovação: O profissional de TI é a pessoa que insere inovação na empresa. Isso acontece tanto nos processos diários, quanto nas características finais do produto e na maneira como ele é visto. Assim, a TI ajuda a definir o produto e a empresa.
- Autonomia: Projetar, codificar e testar programas de computador são ações que estão por trás das coisas mais banais do nosso dia a dia, e nós nem nos damos conta. Estas podem ser tarefas complexas para quem não é da área. Ter na sua empresa um profissional que faz isso garante autonomia e praticidade.
- Perfil profissional: Além de agregar com conhecimentos técnicos e inovação, que são de importância extrema, os profissionais de TI também trazem qualidades que são interessantes como perfil de funcionário. O perfil profissional desse profissional que impacta a empresa como um todo. A pessoa normalmente deve ser bem dinâmica e dedicada, para acompanhar todas as novidades que sempre surgem na área de tecnologia. Deve ter visão de negócios e pensamento analítico, a fim de desenvolver soluções e sistemas eficientes. Deve ser criativo e ter tato para interagir com os outros times, conseguindo lidar com situações complexas, mudanças e diferentes demandas.
Contratar em TI
Investir em tecnologia não é mais um capricho. É essencial para qualquer negócio.
Ter o profissional correto nessas funções que são tão especialistas é fundamental. Hoje existem várias empresas em busca do profissional ideal, em relação à técnica e ao comportamental também.
Contratar na área de tecnologia é complicado mesmo! Existem vários pontos a serem considerados para realizar uma contratação eficiente. Você deve entender quais habilidades e linguagens de programação você precisa na sua empresa e saber testar isso nos candidatos. E com o mercado em alta, existem mais vagas do que profissionais disponíveis.
Além das práticas gerais de RH, também é necessário considerar a experiência do candidato. Se assegurar de que o seu processo seletivo é bem visto e é levado a sério ajuda a atrair pessoas engajadas e competentes nas próximas oportunidades.
Não dá mais pra fugir. Você precisa deles na sua empresa. Precisa encontrar a pessoa certa, seja Front End, Back End, Full Stack, Mobile. Júnior, pleno ou sênior, que entenda de java, phyton, react, typescript, jquery, C#, angularjs, etc, etc.
Mas não aqui vai uma dica: a Vulpi é especializada no recrutamento e seleção na área de tecnologia, ela existe para encontrar o profissional ideal para cada empresa.
Enfim, as transformações estão aí. Só nos resta acompanhá las. Usando a tecnologia como aliada podemos não só acompanhar, mas também estar a frente e até mesmo criar.